A Câmara de Ourém garantiu hoje que a água do concelho se encontra dentro dos padrões de segurança para consumo, preparação de alimentos e cuidados de higiene pessoal, após a passagem das depressões Kristin e Leonardo.
“A Be Water – Águas de Ourém assegura que a água distribuída aos seus utilizadores cumpre rigorosamente todos os padrões de qualidade exigidos pela legislação nacional e pelas boas práticas internacionais”, referiu a autarquia, numa publicação nas redes sociais.
A mesma fonte afirmou que estão assegurados “os parâmetros de segurança [da água] necessários para que não exista qualquer risco no consumo, na preparação de alimentos ou nos cuidados de higiene pessoal”.
Com a reposição faseada do abastecimento ao concelho de Ourém, no distrito de Santarém, está garantida a presença permanente de equipas técnicas no terreno, que monitorizam e validam a qualidade da água em todos os sistemas.
“Este controlo foi reforçado e é realizado de forma contínua através da recolha de amostras nas diversas zonas de abastecimento, com a realização de análises em laboratório acreditado pelo IPAC [Instituto Português de Acreditação] e reconhecido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)”, acrescentou.
A Autoridade de Saúde Local está também a monitorizar a qualidade da água distribuída, garantindo que a mesma é adequada para consumo humano.
