A Câmara de Ourém lançou o concurso público para a compra de dois autocarros elétricos, para a realização de circuitos urbanos na sede do concelho e em Fátima, no valor de 712 mil euros.

De acordo com o concurso publicado na segunda-feira em Diário da República, um dos autocarros que o município do distrito de Santarém pretende adquirir é de 30 lugares e o outro de 16.

O concurso contempla ainda o fornecimento e instalação de dois carregadores elétricos, distribuídos por Ourém e Fátima.

O presidente da Câmara, Luís Albuquerque, explicou que se trata de um investimento na ordem dos 854 mil euros, com financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos de quase 605 mil euros. Ao Município de Ourém cabe custear cerca de 250 mil euros.

Luís Albuquerque adiantou que este é o terceiro procedimento para a compra de viaturas elétricas para a autarquia.

“Estão em fase de entrega quatro veículos ligeiros e agora foram lançados os procedimentos para os autocarros e, ainda, para uma carrinha de nove lugares”, declarou.

Neste último caso, o preço base do concurso, publicado em Diário da República na terça-feira, é de 52.306 euros.

O autarca acrescentou que se pretende tornar “a frota do Município mais amiga do ambiente”, referindo que “sempre que forem lançados avisos e a Câmara tenha capacidade para comparticipação da componente nacional, o objetivo é continuar com este processo”.

Em dezembro, a Câmara tinha anunciado que iria apresentar uma candidatura para a criação de circuitos urbanos de transporte público em Ourém e Fátima, com recurso a autocarros elétricos.

Segundo uma nota de imprensa emitida na ocasião, o projeto visa reforçar a rede de transporte público de passageiros no concelho, assim como fomentar uma mobilidade mais limpa, com melhorias na qualidade de vida das cidades e dos seus habitantes.

Para o Município, o objetivo é “responder às carências existentes na rede de transportes públicos de passageiros concelhia, beneficiando a mobilidade nas cidades de Ourém e Fátima no que respeita às deslocações para locais de residência, de trabalho, estabelecimentos de ensino e zonas comerciais”.

Leia também...

Cartaxo continua a figurar na lista de municípios mais endividados do país

O município do Cartaxo continua a ser um dos mais endividados do país, figurando na quarta posição do “ranking”, segundo o Anuário Financeiro dos…

HDS inaugura exposição que retrata sentimentos dos artistas da oficINa

A oficINa – Arte Bruta Inclusiva, integrada no Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS), vai inaugurar no próximo dia 27 de…

Ministério Público disponibiliza atendimento presencial em Alcanena

A Procuradoria da Comarca de Santarém passa a disponibilizar atendimento presencial por magistrado do Ministério Público na Secção de Proximidade de Alcanena, dadas as…

PJ deteve suspeito de disparar contra casa no concelho de Ourém

Um homem de 49 anos suspeito de ser o autor de disparos dirigidos a uma habitação e aos seus ocupantes, em maio, no concelho…