Na análise mensal à criação de sociedades, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, verificou que foram criadas no distrito de Santarém, em Dezembro, 112 empresas. Pela primeira vez em 2018, Ourém assumiu o primeiro lugar do pódio no que à criação de projectos empresariais diz respeito.

Os concelhos de Santarém e Ourém, têm sido, ao longo do ano de 2018, os que mais empresas têm criado. Santarém liderou sempre a tabela, à excepção do mês de Março, com Benavente a assumir este lugar, e dos meses de Junho e Julho, onde este concelho surge empatado com o de Ourém, que em quase todos os meses do ano assume o segundo lugar da classificação. Em Dezembro, e apesar da sua grande importância ao longo do ano na criação de empresas, o concelho de Ourém assume pela primeira vez, isolado, o primeiro lugar da tabela no âmbito do nascimento de empresas.

No último mês de Dezembro, que contou, no total, com a criação de 112 empresas, Ourém lidera destacado com a criação de 24 sociedades, seguindo-se, sem surpresas, Santarém, com a criação de 17 sociedades. Em terceiro lugar está Rio Maior, que contribuiu em Dezembro com 11 sociedades, seguindo-se os concelhos de Torres Novas e Tomar, com a criação de 9 empresas cada concelho.

PUBLICIDADE

Coruche surge na tabela logo de seguida, com a criação de 8 sociedades, seguindo-se Almeirim, com 7, e os concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos, com 6 cada território. Os concelhos do Cartaxo, Entroncamento e Alcanena criaram, cada um, 3 empresas em Dezembro.

No final da tabela, com a criação de duas sociedades, surgem Abrantes e Ferreira do Zêzere e, logo de seguida, Golegã e Sardoal, que apenas contribuíram, cada concelho, com uma empresa criada. Os concelhos de Alpiarça, Chamusca, Constância, Mação e Vila Nova da Barquinha não apresentaram, no período analisado, criação de empresas.

Relativamente aos sectores de actividade, destaque para a criação de empresas relacionadas com a compra e venda de bens imobiliários (8), o comércio a retalho em outros estabelecimentos não especializados, com predominância de produtos alimentares, bebidas ou tabaco (6), restaurantes tipo tradicional (5), Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) (4) e Actividades de mediação imobiliária (3).

Em Dezembro, predominou a gerência exercida por homens (73,2%), em detrimento da gerência exercida por mulheres (26,8%).

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…