O município de Ourém vai gerir a lotação da praia fluvial do Agroal a partir do dia 1 de Julho, com o controlo efectuado à entrada.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, a abertura oficial da praia será efectuada com o hastear da bandeira Azul, atribuída pelo quarto ano consecutivo, e com as regras de afastamento social asseguradas.

“As casas de banho serão higienizadas de acordo com a lei – terão uma equipa em permanência -, e a cafetaria irá abrir, tendo sido já apresentadas propostas para a sua concessão. O controlo de entradas far-se-á junto à cancela por um funcionário da autarquia ou por um segurança”, explicou Luís Albuquerque.

A lotação da praia do Agroal só ficará definida após uma reunião com a autoridade de saúde do concelho de Ourém e com as “outras entidades que prestam serviço no local”.

A praia do Agroal vai continuar a ter nadador-salvador e a presença dos bombeiros voluntários, e funcionará das 09h00 às 19h00.

Com a chegada do calor, várias pessoas já se deslocaram no último fim de semana àquela praia fluvial. Luís Albuquerque afirmou que até ao dia 1 de Julho terá de “ser o bom senso” dos cidadãos a garantir o distanciamento social.

“Se verificarmos que existe um aglomerado excessivo de pessoas teremos de contactar as autoridades”, disse o autarca.

Luís Albuquerque informou ainda que a praia ainda tem as comportas abertas, pelo que “tem o nível muito baixo”.

“Até 1 de Julho iremos realizar acções de limpeza e colocar mais areia na praia, para receber as pessoas nas condições que merecem”, adiantou.

A construção de passadiços no local só deverá avançar para “Outubro ou Novembro”.

O presidente explicou que depois de ter o parecer positivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o projecto obteve um parecer negativo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“As alterações pedidas iam de encontro ao parecer do ICNF. Chamámos as duas entidades ao local e encontrámos uma solução. Reformulámos o projecto e já temos a aprovação da APA. Falta a resposta do ICNF para lançarmos o concurso”, justificou.

Leia também...

Lar do Centro Social do Pego com 11 mortes e últimos testes quarta-feira

Onze mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse a delegada de Saúde, adiantando…

Jovem de 21 anos detido por tráfico de droga

A Guarda Nacional Republicana deteve um homem, com 21 anos de idade, por tráfico de estupefacientes no dia 10 de Maio, em Samora Correia.…

Agência de Jornais e Revistas associa-se às comemorações dos 129 anos do Correio do Ribatejo

A Agência de Jornais e Revistas, na rua Capelo e Ivens, em Santarém, associa-se, mais uma vez, às celebrações do Aniversário do Correio do…

Acidente de trabalho provoca um ferido grave

Uma pessoa ficou ferida com gravidade na sequência de uma queda em altura na manhã desta sexta-feira, 20 de Novembro, na localidade de Moitas…