O Centro Cultural Regional de Santarém promove, no sábado à tarde, o evento “Pão pão, queijo, queijo”, com o objectivo de “sensibilizar os consumidores para que ‘o progresso é o regresso’”.

“O pão tem vindo a piorar a qualidade, com a preocupação de incrementar a produção e aumentar o glúten, o que ocasionou a drástica redução dos campos de trigo em Portugal, situando-se em mais de 90% a importação”, afirma a nota de divulgação da iniciativa.

No evento, que inclui provas de pão, queijo, vinho e azeite, produtores vão explicar como, ao invés dos fermentos químicos, o fermento natural ou massa-mãe “de antigamente”, feita com farinha e água, levedura, bactérias contidas no iogurte, “com longa fermentação, com trigos antigos, moídos em moinho de pedra, apresenta mais qualidade, melhor digestão, menor índice glicémico, mais duração”.

Leia também...

Mulher que esfaqueou os pais em Samora Correia condenada a 25 anos de prisão

A mulher que em 2022 atacou os pais à facada em Samora Correia, no município de Benavente, ferindo mortalmente o pai, foi hoje condenada…

Santarém celebra aniversário da criação da diocese

A Diocese de Santarém vai celebrar o aniversário da sua criação com uma celebração eucarística, esta sexta-feira, às 21h00, na Sé daquela cidade. “Conforme…

Coruche: Homem de 47 anos preso por introdução em residência

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 47 anos, para cumprimento de pena de prisão efetiva, no passado dia 18 de Outubro,…

Despiste de motociclo causa um morto em Alpiarça

Uma pessoa morreu no sábado em consequência de um despiste de um motociclo perto da vila de Alpiarça, disse fonte da GNR. Segundo a…