O Centro Cultural Regional de Santarém promove, no sábado à tarde, o evento “Pão pão, queijo, queijo”, com o objectivo de “sensibilizar os consumidores para que ‘o progresso é o regresso’”.

“O pão tem vindo a piorar a qualidade, com a preocupação de incrementar a produção e aumentar o glúten, o que ocasionou a drástica redução dos campos de trigo em Portugal, situando-se em mais de 90% a importação”, afirma a nota de divulgação da iniciativa.

No evento, que inclui provas de pão, queijo, vinho e azeite, produtores vão explicar como, ao invés dos fermentos químicos, o fermento natural ou massa-mãe “de antigamente”, feita com farinha e água, levedura, bactérias contidas no iogurte, “com longa fermentação, com trigos antigos, moídos em moinho de pedra, apresenta mais qualidade, melhor digestão, menor índice glicémico, mais duração”.

Leia também...

Autarquia apresenta esboço do novo Mercado Municipal de Almeirim

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, apresentou na segunda-feira, 21 de Outubro, a maquete da requalificação do Mercado Municipal da cidade que…

Autarca do Entroncamento espera ter esquadra da PSP concluída no final de 2024

O presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, disse hoje esperar que a esquadra da PSP, projeto com cerca de duas décadas, fique concluída no…

Cinema, dança e teatro na programação desta semana do In.Santarém

A programação de verão em Santarém, In.Santarém, apresenta, na quarta-feira, “O Guitarrista”, filme do realizador sueco Ruben Östlund, em mais uma sessão de cinema…

Não façam do novo Mercado Municipal um “Café Central”

O que têm em comum o “Café Central” e o Mercado Municipal? São ambos espaços emblemáticos de Santarém. Quase todas cidades deste país têm…