O Centro Cultural Regional de Santarém promove, no sábado à tarde, o evento “Pão pão, queijo, queijo”, com o objectivo de “sensibilizar os consumidores para que ‘o progresso é o regresso’”.

“O pão tem vindo a piorar a qualidade, com a preocupação de incrementar a produção e aumentar o glúten, o que ocasionou a drástica redução dos campos de trigo em Portugal, situando-se em mais de 90% a importação”, afirma a nota de divulgação da iniciativa.

No evento, que inclui provas de pão, queijo, vinho e azeite, produtores vão explicar como, ao invés dos fermentos químicos, o fermento natural ou massa-mãe “de antigamente”, feita com farinha e água, levedura, bactérias contidas no iogurte, “com longa fermentação, com trigos antigos, moídos em moinho de pedra, apresenta mais qualidade, melhor digestão, menor índice glicémico, mais duração”.

Leia também...

Montalva, Valsabor e Maporal investem 4 ME na valorização de subprodutos de origem animal

Os grupos do sector agropecuário Montalva, Valsabor e Maporal criaram, em Santarém, uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal –…

Abate de árvore condiciona circulação e estacionamento em Santarém

Uma árvore da espécie Populus, em mau estado fitossanitário, localizada na Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral vai ser abatida por razões de segurança esta…

Torres Novas avança com construção de ciclovia

O Município de Torres Novas vai implementar um rede uma rede ciclável na cidade de Torres Novas. A primeira fase do projecto, através da…

Escuteiros colocam primeira pedra na nova sede em Santarém

A Primeira Pedra da Futura Sede do CNE – Agrupamento 52 de Santarém e abertura do Ano Escutista 2018/2019, teve lugar na tarde de…