As dinâmicas culturais de Santarém nos últimos 150 anos vão ser tema para um debate a realizar no próximo sábado à tarde no Palácio Landal, no centro histórico da cidade.

Inserindo-se nas comemorações dos 150 anos da elevação de Santarém a cidade (24 de Dezembro de 1868), o debate, com a participação dos historiadores Teresa Lopes Moreira e Luís Mata, do sociólogo Nuno Domingos e da arqueóloga Vanda Luciano, é promovido pelo FITIJ – Associação Cultural, em colaboração com o município escalabitano.

Teresa Lopes Moreira falará sobre o “Grupo de Coordenação Cultural de Santarém (1944-1947)”, movimento cultural que teve entre os seus dinamizadores o advogado e dirigente cultural Manuel Ginestal Machado, “que pretendia difundir a cultura a todos os que não tinham tido oportunidade e meios para o conseguir, porque ‘todos tinham direito à cultura’”, afirma uma nota da associação.

Nuno Domingos irá falar sobre os 50 anos do Veto Teatro Oficina e os espaços teatrais e grupos de teatro de Santarém, neste período, cabendo a Vanda Luciano falar sobre as intervenções arqueológicas que ao longo dos anos têm permitido saber mais sobre a história da cidade.

“Da Vila para a Cidade: a arqueologia e seu contributo para a história de Santarém” será o tema da sua comunicação, com referências à importância da preservação dos testemunhos do passado.

Luis Mata fará o balanço de dois “projectos-âncora” para a cidade, o Museu Municipal e a candidatura de Santarém a Património Mundial, numa comunicação em que questiona “Cultura em Santarém: crónica de uma morte anunciada?”.

A associação FITIJ, organizadora do Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, afirma que o debate visa ser um “estimulo para se ficar com mais conhecimento e com uma breve retrospectiva daquilo que culturalmente pode ser considerado parte do destino cultural dos escalabitanos”.

No final da sessão será servida uma bebida, seguindo-se, às 19h30, na Sociedade Recreativa Operária, um jantar da responsabilidade dos cozinheiros João Barreto e João Garrido, numa “reinvenção” de sabores tradicionais da gastronomia local.

Leia também...

“Homem de música e palavras” Pedro Barroso celebra 50 anos de carreira em palco

O músico Pedro Barroso, “homem de música e palavras, que gravou mais de 30 discos”, actua no sábado no Teatro Virgínia, em Torres Novas,…

Fanfarras e artes circenses animam ruas de Tomar entre esta quinta-feira e sábado

Animações de rua, artes circenses, artes plásticas e fanfarras integram o ‘Fanfarrão’, festival de artes de rua que vai decorrer na cidade de Tomar…

Festival de Jazz de Minde com Budda Power Blues e Orquestra Jazz de Matosinhos

O Festival de Jazz de Minde celebra os seus 15 anos com a presença de 150 músicos em quatro dias de programação, com destaque…

“A maior dificuldade é conseguir manter a mesma paixão e entusiasmo na luta para ser um artista em Portugal”

Entrevista a Gabriel Silva, actor Que impactos está a ter a pandemia no seu trabalho? Devido à pandemia, em 2020 tudo o que tinha…