As dinâmicas culturais de Santarém nos últimos 150 anos vão ser tema para um debate a realizar no próximo sábado à tarde no Palácio Landal, no centro histórico da cidade.

Inserindo-se nas comemorações dos 150 anos da elevação de Santarém a cidade (24 de Dezembro de 1868), o debate, com a participação dos historiadores Teresa Lopes Moreira e Luís Mata, do sociólogo Nuno Domingos e da arqueóloga Vanda Luciano, é promovido pelo FITIJ – Associação Cultural, em colaboração com o município escalabitano.

Teresa Lopes Moreira falará sobre o “Grupo de Coordenação Cultural de Santarém (1944-1947)”, movimento cultural que teve entre os seus dinamizadores o advogado e dirigente cultural Manuel Ginestal Machado, “que pretendia difundir a cultura a todos os que não tinham tido oportunidade e meios para o conseguir, porque ‘todos tinham direito à cultura’”, afirma uma nota da associação.

Nuno Domingos irá falar sobre os 50 anos do Veto Teatro Oficina e os espaços teatrais e grupos de teatro de Santarém, neste período, cabendo a Vanda Luciano falar sobre as intervenções arqueológicas que ao longo dos anos têm permitido saber mais sobre a história da cidade.

“Da Vila para a Cidade: a arqueologia e seu contributo para a história de Santarém” será o tema da sua comunicação, com referências à importância da preservação dos testemunhos do passado.

Luis Mata fará o balanço de dois “projectos-âncora” para a cidade, o Museu Municipal e a candidatura de Santarém a Património Mundial, numa comunicação em que questiona “Cultura em Santarém: crónica de uma morte anunciada?”.

A associação FITIJ, organizadora do Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, afirma que o debate visa ser um “estimulo para se ficar com mais conhecimento e com uma breve retrospectiva daquilo que culturalmente pode ser considerado parte do destino cultural dos escalabitanos”.

No final da sessão será servida uma bebida, seguindo-se, às 19h30, na Sociedade Recreativa Operária, um jantar da responsabilidade dos cozinheiros João Barreto e João Garrido, numa “reinvenção” de sabores tradicionais da gastronomia local.

Leia também...

Cem Soldos em contagem decrescente para mais uma edição de Bons Sons

Cem Soldos já entrou em contagem decrescente para receber mais uma edição do BONS SONS. Durante quatro dias, de 9 a 12 de Agosto,…

Co:Lateral de Né Barros e João Martinho Moura no Teatro Sá da Bandeira

Né Barros e João Martinho Moura apresentam o espectáculo Co:Lateral,  com interpretação de Sónia Cunha, no próximo sábado, dia 7 de Dezembro, pelas 21h30,…

Concerto de homenagem ao músico Pedro Barroso em Alcanena

“Viva quem Canta” é o título do concerto de homenagem a Pedro Barroso (1950-2020), no próximo dia 28 de Maio, às 21h00, no Cine-Teatro…

Bons Sons assinala 10.ª edição com livro ilustrado retratando festival e a aldeia

O festival Bons Sons, que decorrerá na aldeia de Cem Soldos, Tomar, de 8 a 11 de Agosto, assinala a 10.ª edição com o…