O Paraguai vai ser o destino turístico convidado dos XI Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), que decorrerão em Fátima, concelho de Ourém, nos dias 22 e 23 de fevereiro.

A delegação do Paraguai será liderada pela ministra do Turismo daquele país sul-americano, Angelita Duarte de Melillo, anunciou a organização num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Com a presença em Fátima, no distrito de Santarém, a direção de Produtos Turísticos da Secretaria Nacional do Turismo do Paraguai pretende posicionar o país “como destino de turismo religioso a nível internacional, dar a conhecer as experiências autênticas (…) e contactar operadores turísticos para que conheçam e possam comercializar” aquele destino.

Citado na nota, o responsável da entidade visitante, Javier Ramírez, afirmou que os IWRT são “o local ideal para apresentar um novo destino como o Paraguai, onde todo o comércio especializado estará presente e onde se poderá tirar o máximo partido do facto de se ser um destino convidado” em 2024.

Os XI IWRT, que este ano acolhem pela primeira vez o XX Congresso Internacional de Turismo Religioso (CITRyS), um evento nascido na América do Sul, são entendidos pelo Paraguai como “oportunidade única para estabelecer novas relações comerciais para este nicho de mercado”.

A organização dos XI IWRT expressa igualmente “satisfação pelo acolhimento ao Paraguai” na edição deste ano.

“Aguardamos com expectativa a participação e presença do Paraguai como destino convidado, um país que se caracteriza pela sua riqueza natural e cultural e, ao que já pudemos perceber, é também um destino privilegiado do ponto de vista do turismo religioso e de peregrinação”, salientou a presidente da Associação Empresarial de Ourém Fátima (ACISO), Purificação Reis.

O secretariado de comunicação do encontro sublinhou, por sua vez, que o país vizinho da Argentina e do Brasil é uma “terra rica em história, costumes ancestrais, religiosidade popular e natureza exuberante”.

“O Paraguai abriu as suas portas ao turismo religioso com produtos turísticos como a Rota dos Jesuítas, o Caminho Franciscano, o Circuito Mariano e o Circuito da Fé do Guairá, os quais alia ao melhor da sua gastronomia, cultura e ambientes naturais”, acrescentou.

O XI IWRT é organizado pela Associação Empresarial de Ourém-Fátima, Câmara Municipal de Ourém e Câmara Municipal da Guarda, com apoio do Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Visit Center of Portugal, Associação de Turismo do Porto e Norte, Porto Convention & Visitors Bureau, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo, Associação de Turismo de Lisboa – Visit Lisboa e Programa Operacional Regional do Centro.

Para a área comercial da iniciativa, nomeadamente para as reuniões pré-agendadas no âmbito da bolsa de contactos, podem inscrever-se operadores turísticos, agentes de viagens e hoteleiros, entre outros empresários do setor que se dediquem especialmente ao turismo religioso.

Para a sessão de abertura e a conferência dos XI IWRT e para o XX CITRyS, o convite à participação, gratuita, estende-se dos operadores turísticos e empresários aos estudantes e investigadores, bem como outros interessados nos temas propostos.

Leia também...

Livro que revela poema desconhecido sobre Camões apresentado em Santarém

O livro ‘Camões: Altos Cumes, Scabelicastro e Correlatos’, da autoria do historiador Vítor Serrão e do investigador Mário Rui Silvestre, vai ser apresentado na…

Reunião entre João Leite e Ministro das Infraestruturas prevê intervenções nas passagens de nível em Santarém para 2025

Na sequência de uma reunião realizada a 11 de Setembro, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, e o Ministro das Infraestruturas,…

Homem colhido mortalmente por comboio na Ribeira de Santarém

Um homem, com cerca de 50 anos, foi ontem colhido mortalmente por um comboio na passagem de nível na Ribeira de Santarém, quando esta…

Salvaterra de Magos reforça capacidade operacional municipal

O Município de Salvaterra de Magos recebeu um trator pneumático, equipado com corta mato e destroçador florestal, em regime de comodato, no passado dia…