A proposta do Bloco de Esquerda (BE) para a construção de um nova travessia sobre o Rio Tejo na Chamusca, foi ontem chumbada pelo parlamento na discussão do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

O desafio foi lançado pela deputada do BE, Fabíola Cardoso, a todos os partidos políticos com assento parlamentar, em especial aos deputados eleitos pelo distrito de Santarém. Votaram a favor da proposta o BE, o PCP e o PAN, votaram contra o PS, Chega e Iniciativa Liberal. O PSD e o CDS optaram pela abstenção.

A proposta foi votada no dia 4 de Fevereiro, em sede de especialidade a proposta nº 666C referente ao artigo 179 da Lei do Orçamento de Estado. A proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda pretendia a construção de uma nova travessia sobre o Rio Tejo, entre a Chamusca e a Golegã: “O governo dá início em 2020 as acções necessárias para assegurar a construção de uma nova travessia do rio Tejo entre Chamusca e a Golegã. (…) Esta é a solução há muito reclamada pelas populações e pelas autarquias locais, cuja concretização se torna todos os dias mais premente.”

Esta é uma velha reivindicação que foi já apresentada pelo Bloco de Esquerda à Assembleia da República durante a última legislatura. A 26 de Abril 2018 a Resolução nº 142/2018, que recomendava ao governo a construção desta ponte, foi aprovada por unanimidade.

O Bloco de Esquerda refere que “agora, ao recusar a proposta do BE e da deputada Fabíola Cardoso, PS e PSD mostram a sua falta de coragem política: votam a favor de uma recomendação, mas votam contra quando se trata de a colocar em aplicação transformando-a em Lei”.

O partido refere que “não abandona as populações do distrito aos joguinhos do bloco central” adiantando que serão “anunciadas novas iniciativas” numa conferência de imprensa que se realiza na próxima sexta-feira, às 11h00, no lado da Chamusca da ponte.

Leia também...
Foto de Arquivo

Ex-militar preso preventivamente por violência doméstica

Um homem de 77 anos que foi detido na quarta-feira, no Cartaxo,…

Investimento de 70 milhões de euros em bioparque apresentado em Vila Nova da Barquinha

Chama-se BARK o bioparque projetado para nascer em Vila Nova da Barquinha,…

Presidente de Rio Maior retira pelouros a vereadora do CDS-PP

A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais (PSD), retirou os…

Politécnico de Santarém lança programa de apoio ao empreendedorismo

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) lançou na quarta-feira, dia 19 de…