A proposta do Bloco de Esquerda (BE) para a construção de um nova travessia sobre o Rio Tejo na Chamusca, foi ontem chumbada pelo parlamento na discussão do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

O desafio foi lançado pela deputada do BE, Fabíola Cardoso, a todos os partidos políticos com assento parlamentar, em especial aos deputados eleitos pelo distrito de Santarém. Votaram a favor da proposta o BE, o PCP e o PAN, votaram contra o PS, Chega e Iniciativa Liberal. O PSD e o CDS optaram pela abstenção.

A proposta foi votada no dia 4 de Fevereiro, em sede de especialidade a proposta nº 666C referente ao artigo 179 da Lei do Orçamento de Estado. A proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda pretendia a construção de uma nova travessia sobre o Rio Tejo, entre a Chamusca e a Golegã: “O governo dá início em 2020 as acções necessárias para assegurar a construção de uma nova travessia do rio Tejo entre Chamusca e a Golegã. (…) Esta é a solução há muito reclamada pelas populações e pelas autarquias locais, cuja concretização se torna todos os dias mais premente.”

Esta é uma velha reivindicação que foi já apresentada pelo Bloco de Esquerda à Assembleia da República durante a última legislatura. A 26 de Abril 2018 a Resolução nº 142/2018, que recomendava ao governo a construção desta ponte, foi aprovada por unanimidade.

O Bloco de Esquerda refere que “agora, ao recusar a proposta do BE e da deputada Fabíola Cardoso, PS e PSD mostram a sua falta de coragem política: votam a favor de uma recomendação, mas votam contra quando se trata de a colocar em aplicação transformando-a em Lei”.

O partido refere que “não abandona as populações do distrito aos joguinhos do bloco central” adiantando que serão “anunciadas novas iniciativas” numa conferência de imprensa que se realiza na próxima sexta-feira, às 11h00, no lado da Chamusca da ponte.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…