Um percurso etnobotânico dedicado às plantas autóctones e aos saberes associados foi inaugurado, no passado sábado, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, no âmbito das comemorações do 21.º aniversário do equipamento.

Em comunicado, o município de Constância refere que o novo percurso resulta da “longa relação que as comunidades locais mantêm com as plantas” e dos seus “conhecimentos sobre a identificação de espécies, a ecologia, biologia e os seus usos e tradições”.

Esses conhecimentos, é sublinhado, “são um património imaterial de cada comunidade que vai passando de geração em geração, por vezes de forma contínua, mas, muitas vezes, perdendo-se no tempo”, pelo que o percurso etnobotânico “resulta do trabalho de recolha sobre o saber e as práticas tradicionais do uso das plantas que as comunidades do concelho de Constância ainda conservam”.

Leia também...

Temperaturas sobem e podem chegar perto dos 40 graus em Santarém

As temperaturas máximas vão subir de forma gradual a partir de quarta-feira, podendo chegar perto dos 40 graus no sábado na região de Santarém.…

Dois homens detidos por furto qualificado em Torres Novas

Dois homens, de 22 e 25 anos de idade, foram detidos, no passado dia 8 de Agosto, por furto qualificado em Torres Novas. A…

Ex-autarcas não se lembram de acordo com Misericórdia para arrendar monumental de Santarém

O ex-presidente da Câmara de Santarém Francisco Moita Flores reafirmou hoje em tribunal que não se recorda de ter celebrado um acordo formal com…

CNEMA recebe nova edição da AVISAN

O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebe a Avisan – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, certame que este…