Um percurso etnobotânico dedicado às plantas autóctones e aos saberes associados foi inaugurado, no passado sábado, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, no âmbito das comemorações do 21.º aniversário do equipamento.

Em comunicado, o município de Constância refere que o novo percurso resulta da “longa relação que as comunidades locais mantêm com as plantas” e dos seus “conhecimentos sobre a identificação de espécies, a ecologia, biologia e os seus usos e tradições”.

Esses conhecimentos, é sublinhado, “são um património imaterial de cada comunidade que vai passando de geração em geração, por vezes de forma contínua, mas, muitas vezes, perdendo-se no tempo”, pelo que o percurso etnobotânico “resulta do trabalho de recolha sobre o saber e as práticas tradicionais do uso das plantas que as comunidades do concelho de Constância ainda conservam”.

Leia também...

GNR recupera 25 mil litros de óleo furtado

O Destacamento de Trânsito da GNR de Santarém recuperou ontem, dia 2 de Junho, um semi-reboque furtado no concelho de Ferreira do Zêzere, que…

Almoster foi a 1ª freguesia do concelho de Santarém a conhecer a sua Carta Arqueológica

O Convento de Santa Maria de Almoster acolheu na noite de 27 de Setembro, a Sessão de apresentação da sua Carta Arqueológica, integrada nas…

Câmara de Ourém aprova contas de 2018 por unanimidade

A Câmara Municipal de Ourém aprovou as contas de 2018 por unanimidade, com um saldo positivo de 712 mil euros, informou a autarquia liderada…

‘Steampunk’ invadiu o Entroncamento para 3 dias de animação

O Steampunk voltou ao Entroncamento nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Hordas pacíficas e felizes de festivaleiros desfrutaram da festa e pedem…