Um percurso etnobotânico dedicado às plantas autóctones e aos saberes associados foi inaugurado, no passado sábado, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, no âmbito das comemorações do 21.º aniversário do equipamento.

Em comunicado, o município de Constância refere que o novo percurso resulta da “longa relação que as comunidades locais mantêm com as plantas” e dos seus “conhecimentos sobre a identificação de espécies, a ecologia, biologia e os seus usos e tradições”.

Esses conhecimentos, é sublinhado, “são um património imaterial de cada comunidade que vai passando de geração em geração, por vezes de forma contínua, mas, muitas vezes, perdendo-se no tempo”, pelo que o percurso etnobotânico “resulta do trabalho de recolha sobre o saber e as práticas tradicionais do uso das plantas que as comunidades do concelho de Constância ainda conservam”.

Leia também...

Sub14 femininos do Santarém Basket terminam campeonato nacional em 4.º lugar

A equipa de Sub14 Femininos do Santarém Basket Clube terminou a sua participação na 2.ª Fase do Campeonato Nacional – Zona Sul com uma…

Convento de S. Francisco recebe “Correr para Ficar Quieto”, de Jorge Louraço

O Convento de S. Francisco, em Santarém, recebe, sexta-feira à noite, a peça de teatro “Correr para Ficar Quieto”, de Jorge Louraço, com a…

Lançados concursos de 1,3 ME para reabilitar estradas no concelho de Ourém

A Câmara de Ourém lançou dois concursos públicos, com preço base total de cerca de 1,3 milhões de euros (ME), para reabilitar estradas no…

Rio Maior vai receber Jornadas Internacionais Técnicas e Científicas de Jogos Tradicionais

Rio Maior foi a cidade escolhida para receber as 1ªs Jornadas Internacionais Técnicas e Científicas de Jogos Tradicionais, um evento a ter lugar nos…