Um percurso etnobotânico dedicado às plantas autóctones e aos saberes associados foi inaugurado, no passado sábado, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, no âmbito das comemorações do 21.º aniversário do equipamento.

Em comunicado, o município de Constância refere que o novo percurso resulta da “longa relação que as comunidades locais mantêm com as plantas” e dos seus “conhecimentos sobre a identificação de espécies, a ecologia, biologia e os seus usos e tradições”.

Esses conhecimentos, é sublinhado, “são um património imaterial de cada comunidade que vai passando de geração em geração, por vezes de forma contínua, mas, muitas vezes, perdendo-se no tempo”, pelo que o percurso etnobotânico “resulta do trabalho de recolha sobre o saber e as práticas tradicionais do uso das plantas que as comunidades do concelho de Constância ainda conservam”.

Leia também...

Viver Santarém vai assumir gestão do renovado Mercado Municipal

A empresa municipal Viver Santarém vai gerir o Mercado Municipal de Santarém, atualmente em fase de requalificação. A novidade foi anunciada esta segunda-feira, 30…

Câmara de Abrantes atribui 165 mil euros a juntas de freguesias para kits de primeira intervenção contra incêndio

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião de 18 de Abril o apoio aos kits de primeira intervenção contra incêndios, através da celebração…

Atropelamento mortal condiciona Linha do Norte no Cartaxo

Uma mulher morreu hoje de manhã na sequência de um atropelamento ferroviário na estação de Santana/Cartaxo, no distrito de Santarém, por um comboio Alfa…

Cineteatro Municipal de Rio Maior recebeu espectáculo “A Viúva e o Papagaio”

No âmbito do Plano Pedagógico 2023/2024 do Município de Rio Maior e direcionado aos alunos do 2º ciclo, o Cineteatro Municipal recebeu hoje, o…