Um percurso etnobotânico dedicado às plantas autóctones e aos saberes associados foi inaugurado, no passado sábado, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância, no âmbito das comemorações do 21.º aniversário do equipamento.

Em comunicado, o município de Constância refere que o novo percurso resulta da “longa relação que as comunidades locais mantêm com as plantas” e dos seus “conhecimentos sobre a identificação de espécies, a ecologia, biologia e os seus usos e tradições”.

Esses conhecimentos, é sublinhado, “são um património imaterial de cada comunidade que vai passando de geração em geração, por vezes de forma contínua, mas, muitas vezes, perdendo-se no tempo”, pelo que o percurso etnobotânico “resulta do trabalho de recolha sobre o saber e as práticas tradicionais do uso das plantas que as comunidades do concelho de Constância ainda conservam”.

Leia também...

Fogo no Arrabal obriga ao corte da EN 113 entre Leiria e Ourém

O incêndio que deflagrou ao início da tarde no Arrabal, freguesia do concelho de Leiria, obrigou ao corte da Estrada Nacional 113 (EN 113),…

Incêndio em camião com madeira interrompe A1 no sentido Sul/Norte

Um incêndio num veículo pesado que transportava madeira obrigou ao corte da circulação na auto-estrada do Norte (A1), no sentido Sul/Norte, junto ao nó de…

Correio do Ribatejo oferece bilhetes para jogo da UDS contra Mortágua FC

O Correio do Ribatejo oferece dez ingressos para o jogo da União Desportiva de Santarém, que se disputa no próximo domingo, dia 08 de…

“Os incêndios na Serra da Estrela são um triste acontecimento que nos envergonha a todos”

César Garcia, natural de Santarém, estudou Ecologia de Ecossistemas Florestais Autóctones em Portugal. A sua tese de doutoramento teve o objectivo de analisar a…