A judoca tomarense Patrícia Sampaio conquistou o prémio de Atleta Feminino do Ano na Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP). O judoca Jorge Fonseca, campeão mundial em -100kg foi escolhido na vertente masculina.

Numa edição em que o futebol foi ‘esquecido’ pelos votantes, o judo foi o ‘rei’ da noite, já que Patrícia Sampaio, bicampeã europeia de juniores, foi eleita Atleta Feminina de 2019, ‘derrotando’ a atleta Inês Henriques, campeã europeia dos 50km marcha em 2018, a canoísta Teresa Portela, oitava classificada na prova de K1 200 metros dos Mundiais, a atleta paralímpica Ana Margarida Filipe, campeã do mundo no salto em altura, e Vanessa Marques, melhor jogadora da I Liga de futebol feminino em 2018/19.

“É um grande orgulho ser nomeada Atleta Feminina num país que cada vez mais se destaca no desporto feminino”, salientou a melhor júnior mundial da sua categoria (-78kg) numa mensagem de vídeo.

O único campeão mundial da história do judo português bateu o atleta João Vieira, prata nos 50 km marcha dos Mundiais, o canoísta Fernando Pimenta, que conquistou dois bronzes nos Mundiais, o surfista Frederico Morais, que garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 e a qualificação para o circuito mundial de ‘surf, e Jordan Santos, eleito o melhor jogador do mundo de futebol de praia.

“Estou muito feliz, espero continuar a dar-vos muitas alegrias”, disse sucintamente o judoca.

Ausente da 24.ª Gala do Desporto, por estar no Japão, Jorge Fonseca foi também galardoado com o prémio Ética no Desporto de 2019, uma distinção atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e fez-se representar no Casino Estoril por Teresa Santos, a ‘miúda’ de 13 anos a quem ofereceu a medalha de ouro que recebeu na Liga dos Campeões da modalidade ao serviço do Sporting.

Entre os nomeados para Treinador do Ano, Paulo Pereira, o selecionador que no sábado levou Portugal à melhor classificação de sempre – um sexto lugar – num Europeu de andebol, foi o preferido, em detrimento dos também seleccionadores Fernando Santos, campeão da Liga das Nações, Renato Garrido, campeão mundial de hóquei em patins, e dos treinadores Rui Fernandes e Pedro Soares, respectivamente responsável nacional de canoagem e técnico bicampeão europeu de judo do Sporting.

“Isto é mais difícil do que ganhar à França”, brincou Pereira, elogiando “o carácter impressionante” dos seus jogadores e partilhando-o com os restantes nomeados e com todos os treinadores que trabalham “todos os dias para que os seus atletas sejam melhores”.

A seleção de hóquei em patins, campeã mundial, foi escolhida como a Equipa do Ano, vencendo a categoria na qual também estavam nomeados a equipa feminina de atletismo do Sporting, os canoístas do K4 500 metros masculinos, quartos nos Jogos Europeus Minsk2019, a equipa de judo do Sporting, bicampeã europeia, e a selecção de futebol, vencedora da Liga das Nações.

“Este prémio engrandece o desporto português e, em particular, o hóquei em patins. Os jogadores elevaram mais alto o nome de Portugal. Há muitos anos que Portugal não conseguia conquistar o campeonato do mundo, conseguimos isso, e muito nos orgulhamos”, assumiu o seleccionador Renato Garrido.

Na categoria de Jovem Promessa, Mariana Machado, medalha de bronze nos sub-20 dos Europeus de corta-mato e melhor atleta europeia do mês de Novembro, defendeu o cetro, repetindo o triunfo do ano passado, desta feita derrotando o futebolista João Félix, a ciclista Maria Martins, a judoca Raquel Brito e Raffaele Stroti, do râguebi.

“Espero não ser só uma promessa, mas sim uma certeza. Espero que seja um sinal de que tenho realizado um excelente trabalho e que seja realmente merecido estar aqui pelo segundo ano consecutivo. Espero estar aqui um ano a lutar por ser uma das atletas femininas do ano”, confidenciou.

O Prémio Alto Prestígio, a mais alta distinção da entidade, foi para o médico António Gentil Martins.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…