A Inter-Reformados da CGTP e a Confederação Nacional de Reformados MURPI realizam esta quarta-feira, 15 de Janeiro, tribunas públicas em 12 distritos do país, sendo Santarém um deles, para exigirem um aumento real das pensões e a revogação do factor de sustentabilidade, entre outras medidas.

As tribunas públicas realizam-se em Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal, segundo uma nota da estrutura da CGTP.

“Esta acção visa exigir medidas concretas em defesa dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos”, entre as quais “um aumento real das pensões e de todas as prestações sociais”, a revogação do factor de sustentabilidade, que corta cerca de 15% do valor das reformas antecipadas, e a eliminação das taxas moderadoras.

As organizações de reformados reivindicam ainda “o aumento das comparticipações nos medicamentos para reformados e pensionistas detentores de pensões inferiores ao salário mínimo nacional”, que este ano é de 635 euros brutos.

Este ano, através da lei que actualiza as pensões, os pensionistas que recebem até 877,6 euros (valor correspondente a dois Indexantes de Apoios Sociais), têm um aumento de 0,7%.

Por sua vez, as pensões entre duas e seis vezes o valor do IAS (entre 877,6 euros e 2.632,8 euros brutos) são actualizadas este ano em 0,24%. Acima desse valor não há aumentos.

Nos últimos três anos, o anterior governo atribuiu um aumento extraordinário até 10 euros por pensionista com rendimentos mais baixos. Em 2017 e 2018, este aumento foi aplicado a partir de Agosto e em 2019 a partir de Janeiro.

Leia também...

Parlamento evoca “activismo político” de António Fonseca Ferreira

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte…
Foto de Arquivo

Oito feridos em despiste de carrinha na Golegã

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros provocou oito feridos leves…

Despiste de automóvel provoca a morte a homem de 70 anos

O despiste de uma viatura ligeira provocou a morte a um homem,…

Despiste provoca três feridos na Estrada de Campo perto da Ribeira de Santarém

Um despiste, seguido de capotamento, de uma viatura ligeira de passageiros, provocou…