A Inter-Reformados da CGTP e a Confederação Nacional de Reformados MURPI realizam esta quarta-feira, 15 de Janeiro, tribunas públicas em 12 distritos do país, sendo Santarém um deles, para exigirem um aumento real das pensões e a revogação do factor de sustentabilidade, entre outras medidas.

As tribunas públicas realizam-se em Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal, segundo uma nota da estrutura da CGTP.

“Esta acção visa exigir medidas concretas em defesa dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos”, entre as quais “um aumento real das pensões e de todas as prestações sociais”, a revogação do factor de sustentabilidade, que corta cerca de 15% do valor das reformas antecipadas, e a eliminação das taxas moderadoras.

As organizações de reformados reivindicam ainda “o aumento das comparticipações nos medicamentos para reformados e pensionistas detentores de pensões inferiores ao salário mínimo nacional”, que este ano é de 635 euros brutos.

Este ano, através da lei que actualiza as pensões, os pensionistas que recebem até 877,6 euros (valor correspondente a dois Indexantes de Apoios Sociais), têm um aumento de 0,7%.

Por sua vez, as pensões entre duas e seis vezes o valor do IAS (entre 877,6 euros e 2.632,8 euros brutos) são actualizadas este ano em 0,24%. Acima desse valor não há aumentos.

Nos últimos três anos, o anterior governo atribuiu um aumento extraordinário até 10 euros por pensionista com rendimentos mais baixos. Em 2017 e 2018, este aumento foi aplicado a partir de Agosto e em 2019 a partir de Janeiro.

Leia também...

Movimento ‘quebrou as correntes’ do Farrusco [C/Vídeo]

Ao fim de 12 meses, o Farrusco foi libertado das correntes pelos seus tutores num espaço, por eles criado, com materiais cedidos pelo Quebr’…

Bombeiros recebem louvor municipal pelo apoio no ciclone Idai em Moçambique

Seis elementos dos Bombeiros Sapadores de Santarém e dos Bombeiros Voluntários de Pernes receberam um “Louvor Municipal”, aprovado na Reunião de Câmara, esta segunda-feira,…

Bombeiros Municipais de Santarém resgatam gato preso em carro

Um gato ficou preso numa viatura ligeira de passageiros na Rua Pedro de Santarém, na tarde de sexta-feira, 14 de Junho, e teve de…

Tancos: Ministério Público pede mais seis meses para terminar investigação

O Ministério Público (MP) pediu ao tribunal que seja declarada a especial complexidade ao processo das armas de Tancos, o que permitirá dilatar até…