A peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, termina hoje com a consagração do pontificado do Papa Leão XIV à Virgem de Fátima.

No final das celebrações, cabe ao bispo da Diocese de Leiria-Fátima e também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, fazer a consagração.

Esta é primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país, 108 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria.

Às 09:00, começa a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, e, uma hora depois, a missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, no recinto.

O presidente da peregrinação é o arcebispo de Porto Alegre, também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Jaime Spengler foi criado cardeal pelo Papa Francisco, em dezembro de 2024, tendo participado no conclave que elegeu na quinta-feira o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost líder da Igreja Católica, com o nome Leão XIV.

Segundo dados do santuário, para as celebrações de hoje inscreveram-se 173 grupos com 7.728 peregrinos, de mais de 30 países.

Na conferência de imprensa da peregrinação, na segunda-feira, o cardeal Jaime Spengler considerou que o mundo vive uma crise das democracias, assim como estão em crise as instituições de mediação internacional, como as Nações Unidas.

“Estamos a viver uma crise das democracias no mundo. Percebemos que as instituições de mediação internacional também estão em crise”, afirmou Jaime Spengler, referindo também a Organização dos Estados Americanos e a Nato.

Segundo o cardeal, é neste contexto que os católicos são chamados “a ser sal da terra, luz do mundo, fermento na massa” e “peregrinos de esperança”.

Leia também...

Detido homem de 75 anos suspeito de atear fogos no concelho de Ourém

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter detido um homem, de 75 anos, pela suposta prática de, pelo menos, dois crimes de incêndio florestal…

D. Afonso Henriques conquistou Santarém aos mouros há 875 anos (c/vídeo)

Autarquia de Santarém assinalou efeméride nas Portas do Sol.

Município de Santarém aumenta apoio anual aos Ranchos Folclóricos membros efectivos da Federação do Folclore Português

No âmbito do Acordo de Colaboração aos Ranchos Folclóricos do Concelho, o Município de Santarém aumentou 500 euros no apoio a cada um dos…

Santarém celebra 876 da conquista de Dom Afonso Henriques aos mouros

A Câmara Municipal de Santarém assinalou os 876 anos a conquista de Santarém aos mouros por D. Afonso Henriques, na terça-feira, 15 de Março,…