A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro termina hoje, no Santuário de Fátima, marcada pelo limite de 6.000 mil pessoas no recinto de oração, devido à covid-19.

Esta peregrinação, que começou na segunda-feira e assinala a última “aparição” de Nossa Senhora aos pastorinhos, é presidida pelo bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas.

Este ano, pela primeira vez, a peregrinação de Maio realizou-se sem peregrinos e a de Outubro com uma lotação máxima de 6.000 pessoas, que não chegou a ser atingida na noite de segunda-feira.

Hoje, às 09:00, realiza-se o rosário, na Capelinha das Aparições, seguido de missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no recinto de oração.

Para evitar um número elevado de pessoas, a Direção-Geral da Saúde e o Santuário de Fátima reforçaram o plano de contingência do recinto de oração, criando um conjunto de medidas adicionais para esta peregrinação.

O controlo e monitorização dos acessos através de oito entradas, a delimitação dos espaços (com perímetros de segurança e marcações no solo), o reforço da sinalética e a limitação das deslocações dentro do recinto foram algumas das medidas adoptadas.

Leia também...

Homem condenado a cinco anos e seis meses de prisão por violência doméstica

O Tribunal de Santarém condenou a cinco anos e seis meses de prisão o homem residente no concelho de Coruche que estava acusado de…

Buscas por jovem desaparecido no Rio Tejo alargam a Salvaterra de Magos

As buscas aquáticas pelo jovem que desapareceu desde a madrugada de domingo, 22 de Dezembro, junto à ponte D. Luís, em Santarém, foram alargadas…

Idosa desaparecida encontrada com vida em Vila Nova da Barquinha

Uma idosa de 84 anos de idade que foi dada como desaparecida pelas 17h30, na passada quinta-feira, 3 de Outubro, na Portela da Laranjeira,…

Cartaxo integra projecto de criação de rede de estações de serviço para autocaravanas

Câmara Municipal prepara candidatura de Valada à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior. Pedro Magalhães Ribeiro afirma que investimento “em Valada será…