A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro termina hoje, no Santuário de Fátima, marcada pelo limite de 6.000 mil pessoas no recinto de oração, devido à covid-19.

Esta peregrinação, que começou na segunda-feira e assinala a última “aparição” de Nossa Senhora aos pastorinhos, é presidida pelo bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas.

Este ano, pela primeira vez, a peregrinação de Maio realizou-se sem peregrinos e a de Outubro com uma lotação máxima de 6.000 pessoas, que não chegou a ser atingida na noite de segunda-feira.

Hoje, às 09:00, realiza-se o rosário, na Capelinha das Aparições, seguido de missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no recinto de oração.

Para evitar um número elevado de pessoas, a Direção-Geral da Saúde e o Santuário de Fátima reforçaram o plano de contingência do recinto de oração, criando um conjunto de medidas adicionais para esta peregrinação.

O controlo e monitorização dos acessos através de oito entradas, a delimitação dos espaços (com perímetros de segurança e marcações no solo), o reforço da sinalética e a limitação das deslocações dentro do recinto foram algumas das medidas adoptadas.

Leia também...

Azambuja quer criar pólo de formação ligado à agricultura, turismo e logística

O município de Azambuja, pretende construir um pólo de formação ligado à agricultura, turismo e logística, estimando um investimento de cerca de um milhão…

Lar de idosos evacuado em Abrantes após 15 testes positivos

Um lar de idosos foi hoje evacuado na freguesia de Carvalhal, concelho de Abrantes, após a confirmação de um total de 15 casos de…

ANAM debate Descentralização em Santarém

A ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, realizou na passada 6ª feira mais uma edição do evento “ANAM em diálogo” que desta juntou…

Comunidades Intermunicipais da Lezíria e Médio Tejo reduzem valor dos passes rodoviários

Os passes nos transportes públicos rodoviários na Lezíria do Tejo têm uma redução de 35% a partir de ontem, dia1 de Maio, segundo o…