Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vão ser acolhidos em Santarém foram recebidos, esta segunda-feira, dia 31 de Julho, pelas 18h00, no Largo do Seminário, com muita animação e um momento cultural do Rancho Folclórico de Alcanhões.
Vão ficar alojados no CNEMA 52 grupos diferentes de peregrinos, provenientes de países como Espanha, França, Brasil e Polónia, entre outros, sendo que, na capital do distrito, serão ainda acolhidos cerca de mais 200 jovens que ficarão em casas das 85 famílias que se inscreveram para acolhimento.
Ana Emília e Beatriz são naturais de Minas Gerais, no Brasil, e estão em Portugal desde dia 23 de Julho a participar em formações, a conviver com alguns peregrinos e a conhecer o país. Para as jovens, a Jornada Mundial da Juventude é um grande evento que proporciona uma maior fé em Deus e um momento de união e alegria para todos. Ambas participam na iniciativa pela primeira vez e anseiam pela missa de abertura, que para as jovens será o momento mais alto.
Beatriz afirma que a fé é onde “tenho de estar todos os dias. Desde aqui até ao momento da minha morte. Espero que com as jornadas os jovens possam ter mais interesse e amor pela igreja”, considera. Já para Ana Emília a fé é o sustento. “Sem a fé não existiria a força de Deus, é aquilo que me leva para Deus”, refere.
O evento contou com a presença de D. José Traquina, Bispo de Santarém, e de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém que deram as boas-vindas a todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude que foram acolhidos na capital do Ribatejo.
Segundo o Comité Organizador Diocesano (COD) de Santarém, esta foi a primeira de três iniciativas de convívio preparadas para os perto de 5.000 jovens que ficarão alojados na cidade, para além das catequeses que se irão realizar, a partir das 09h30, nos dias 1, 3 e 4 de Agosto, nas igrejas do Seminário e de Santa Clara, em francês, de Marvila, em espanhol, do Santíssimo Milagre, em polaco, e de Jesus Cristo, em português.
No dia 1 de Agosto, terça-feira, está agendado um momento musical na Igreja de Santa Clara, às 16h00, e, no dia 2, quarta-feira, pelas 20h00, um “momento de partilha cultural e animação musical”, na praça de touros da cidade.
Sendo Santarém uma das três dioceses de acolhimento, a par de Lisboa e de Setúbal, o “foco” foi incentivar a inscrição de voluntários paroquiais, pelo que o número de peregrinos inscritos, cerca de 300, é baixo quando comparado com outras dioceses, salienta a COD.
Segundo a COD Santarém, alguns jovens apenas chegarão a Santarém no dia 04 de Agosto, “porque só têm pacote de fim de semana”.
O Papa, primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 02 de Agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.