Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vão ser acolhidos em Santarém foram recebidos, esta segunda-feira, dia 31 de Julho, pelas 18h00, no Largo do Seminário, com muita animação e um momento cultural do Rancho Folclórico de Alcanhões.

Vão ficar alojados no CNEMA 52 grupos diferentes de peregrinos, provenientes de países como Espanha, França, Brasil e Polónia, entre outros, sendo que, na capital do distrito, serão ainda acolhidos cerca de mais 200 jovens que ficarão em casas das 85 famílias que se inscreveram para acolhimento.

Ana Emília e Beatriz são naturais de Minas Gerais, no Brasil, e estão em Portugal desde dia 23 de Julho a participar em formações, a conviver com alguns peregrinos e a conhecer o país. Para as jovens, a Jornada Mundial da Juventude é um grande evento que proporciona uma maior fé em Deus e um momento de união e alegria para todos. Ambas participam na iniciativa pela primeira vez e anseiam pela missa de abertura, que para as jovens será o momento mais alto.

Ana Emília e Beatriz

Beatriz afirma que a fé é onde “tenho de estar todos os dias. Desde aqui até ao momento da minha morte. Espero que com as jornadas os jovens possam ter mais interesse e amor pela igreja”, considera. Já para Ana Emília a fé é o sustento. “Sem a fé não existiria a força de Deus, é aquilo que me leva para Deus”, refere.

O evento contou com a presença de D. José Traquina, Bispo de Santarém, e de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém que deram as boas-vindas a todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude que foram acolhidos na capital do Ribatejo.

Segundo o Comité Organizador Diocesano (COD) de Santarém, esta foi a primeira de três iniciativas de convívio preparadas para os perto de 5.000 jovens que ficarão alojados na cidade, para além das catequeses que se irão realizar, a partir das 09h30, nos dias 1, 3 e 4 de Agosto, nas igrejas do Seminário e de Santa Clara, em francês, de Marvila, em espanhol, do Santíssimo Milagre, em polaco, e de Jesus Cristo, em português.

No dia 1 de Agosto, terça-feira, está agendado um momento musical na Igreja de Santa Clara, às 16h00, e, no dia 2, quarta-feira, pelas 20h00, um “momento de partilha cultural e animação musical”, na praça de touros da cidade.

Sendo Santarém uma das três dioceses de acolhimento, a par de Lisboa e de Setúbal, o “foco” foi incentivar a inscrição de voluntários paroquiais, pelo que o número de peregrinos inscritos, cerca de 300, é baixo quando comparado com outras dioceses, salienta a COD.

Segundo a COD Santarém, alguns jovens apenas chegarão a Santarém no dia 04 de Agosto, “porque só têm pacote de fim de semana”.

O Papa, primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 02 de Agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Leia também...

Bombeiros de Constância afastam penhora e asseguram ordenados e prestação de socorro

Dívidas e processos em tribunal têm dificultado a gestão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância (AHBVC), tendo a direção anunciado hoje o…

Grupos de Dadores Benévolos de Sangue recebe apoio financeiro da Câmara de Santarém

Os Grupos de Dadores Benévolos de Sangue (GDBS) do concelho de Santarém vão receber este ano, um apoio financeiro de 12.555 euros. Este apoio…

ZêzereArts volta a trazer a Tomar e concelhos vizinhos o melhor da música erudita

Foi apresentado, no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, o festival ZêzereArts, cuja 14º edição decorrerá durante o mês de julho…

99 casos activos de Covid-19 no concelho de Santarém

Nas últimas 24 horas, registaram-se quatro novos casos de Covid-19 em Santarém, totalizando os mesmos em 99.  Em nota positiva, existem menos 13 casos…