O grupo de cidadãos escalabitanos entregou no sábado, 28 de Novembro, a petição “pelo desvio da linha ferroviária do Norte na zona de Santarém“, que reuniu 1098 assinaturas (1063 das quais online), na Assembleia da República.

A petição exige que o desvio da Linha do Norte, com a construção de uma nova estação ferroviária numa zona periférica da cidade, seja contemplado no Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030).

Num comunicado, o grupo de cidadãos lembra que “a construção da variante e aumento da velocidade máxima de circulação entre Santarém e Entroncamento (troço Vale de Santarém-Entroncamento)” estava inscrita no relatório do PIN 2030 divulgado em Janeiro de 2019, tendo desaparecido do documento apresentado pelo Governo no passado dia 22 de Outubro.

“Como é sabido, o adiar sucessivo deste projecto constitui um perigo iminente e constante de derrocada das barreiras sobre a linha do comboio na zona da Ribeira de Santarém que, a acontecer, resultaria numa mais do que provável catástrofe com eminentes perdas humanas”, afirma a mesma nota. 

O grupo de cidadãos escalabitanos deve ser agora recebido na Assembleia da República para uma audição em sede de comissão parlamentar.

Leia também...

Cuidados a utentes em lares ilegais preocupa comissão de utentes da Saúde do Médio Tejo

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo manifestou a sua “preocupação com o número de lares ilegais que a pandemia trouxe à…

Líder da distrital do PSD de Santarém pede a Rio que tire conclusões do “mau resultado”

O presidente da distrital social-democrata de Santarém defendeu esta segunda-feira, 7 de Outubro, que o partido deve “tirar conclusões” do “muito mau resultado” obtido…

Sete adolescentes feridos em despiste na A1

Um despiste de uma viatura ligeira de nove lugares, seguido de capotamento, provocou esta sexta-feira, 28 de Junho, oito feridos ligeiros, ao quilómetro 101…

Município de Santarém dá máscaras aos funcionários municipais e aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém iniciou na passada segunda-feira, 14 de Dezembro, a distribuição de máscaras de protecção individual aos funcionários da autarquia, bem…