O grupo de cidadãos escalabitanos entregou no sábado, 28 de Novembro, a petição “pelo desvio da linha ferroviária do Norte na zona de Santarém“, que reuniu 1098 assinaturas (1063 das quais online), na Assembleia da República.

A petição exige que o desvio da Linha do Norte, com a construção de uma nova estação ferroviária numa zona periférica da cidade, seja contemplado no Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030).

Num comunicado, o grupo de cidadãos lembra que “a construção da variante e aumento da velocidade máxima de circulação entre Santarém e Entroncamento (troço Vale de Santarém-Entroncamento)” estava inscrita no relatório do PIN 2030 divulgado em Janeiro de 2019, tendo desaparecido do documento apresentado pelo Governo no passado dia 22 de Outubro.

“Como é sabido, o adiar sucessivo deste projecto constitui um perigo iminente e constante de derrocada das barreiras sobre a linha do comboio na zona da Ribeira de Santarém que, a acontecer, resultaria numa mais do que provável catástrofe com eminentes perdas humanas”, afirma a mesma nota. 

O grupo de cidadãos escalabitanos deve ser agora recebido na Assembleia da República para uma audição em sede de comissão parlamentar.

Leia também...

Actor e músico Ricardo Carriço apresentado como o novo padrinho da Associação FARPA

A FARPA – Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico, assinalou no passado sábado, dia 29 de Setembro, o seu vigésimo aniversário. O…

Despiste provoca três mortos em Rio Maior

Três vítimas mortais é o resultado de um despiste de uma viatura ligeira na noite de quinta-feira, 10 de Janeiro, na localidade de Casais…

Brisa antecipa final das obras na Ponte da Lezíria

A Brisa conclui amanhã, sábado, dia 11 de Agosto, as obras para alteração das juntas de dilatação da ponte da Lezíria, na A10 –Auto…

Bombeiros do Cartaxo comemoram 83 anos ao serviço da população

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo (BMC) celebraram 83 anos ao serviço da população numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Proteção Civil Patrícia…