O grupo de cidadãos escalabitanos entregou no sábado, 28 de Novembro, a petição “pelo desvio da linha ferroviária do Norte na zona de Santarém“, que reuniu 1098 assinaturas (1063 das quais online), na Assembleia da República.

A petição exige que o desvio da Linha do Norte, com a construção de uma nova estação ferroviária numa zona periférica da cidade, seja contemplado no Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030).

Num comunicado, o grupo de cidadãos lembra que “a construção da variante e aumento da velocidade máxima de circulação entre Santarém e Entroncamento (troço Vale de Santarém-Entroncamento)” estava inscrita no relatório do PIN 2030 divulgado em Janeiro de 2019, tendo desaparecido do documento apresentado pelo Governo no passado dia 22 de Outubro.

“Como é sabido, o adiar sucessivo deste projecto constitui um perigo iminente e constante de derrocada das barreiras sobre a linha do comboio na zona da Ribeira de Santarém que, a acontecer, resultaria numa mais do que provável catástrofe com eminentes perdas humanas”, afirma a mesma nota. 

O grupo de cidadãos escalabitanos deve ser agora recebido na Assembleia da República para uma audição em sede de comissão parlamentar.

Leia também...

CNEMA suspende actividade e entra em lay-off

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, colocou os seus 16 trabalhadores em ‘lay-off’ depois de cancelar os eventos dos…

Confraria do Arroz Carolino da Lezírias Ribatejanas realiza I Capítulo de Entronização

A Confraria do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas realizou a sua primeira Cerimónia de Entronização no passado sábado, 9 de Fevereiro, no Cine-Teatro, em…

Câmara de Santarém anuncia medidas de desconfinamento

A Câmara Municipal de Santarém vai reabrir, na próxima segunda-feira, alguns serviços municipais com fixação de lotação máxima, obrigação de aguardar vez no exterior…

Técnico de informática detido pela PJ por crime de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve em flagrante delito, na passada quarta-feira, 20 de Março, um homem de…