O Plano Estratégico de Valorização Turística para o Município de Santarém, apresentado no passado dia 3 de Dezembro em sessão de Reunião de Câmara, foi aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal.

Este Plano, elaborado pela THC – Tourism & Hospitality Consulting, Lda, numa parceria com o Município de Santarém e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, é um instrumento de apoio à definição das linhas orientadores para o sector do Turismo que procura potenciar a economia local, as infra-estruturas e equipamentos instalados, os hábitos regionais e a cultura, através da dinamização da actividade turística.

O presente Plano foi elaborado com base na análise do trabalho de campo realizado e de um processo de reflexão e de articulação estratégica decorrente de diversas visitas técnicas e de reuniões com os stakeholders locais das diferentes áreas temáticas de intervenção (cultura, turismo, instituições locais). Como tal, apresenta-se dividido em duas partes: na primeira é apresentado um enquadramento referencial, metodológico e territorial e na segunda o plano de acções e consequentes sub-ações para cada um dos eixos identificados.

Após a análise das condicionantes e potencialidades da região, o Plano integra o desenvolvimento de sete produtos turísticos: Santarém património histórico, cultural e religioso; património enogastronómico; eventos e programação cultural; lazer, desporto e natureza; rio Tejo; Serra de Aire e Candeeiros; e turismo rural. Para além destes produtos, o Plano prevê um modelo de gestão, desenvolvimento de uma rede de parcerias e sistema de informação, formação e desenvolvimento e qualificação de activos e implementação, desenvolvimento e qualificação de infra-estruturas e equipamento de apoio.

Deste Plano há a destacar a valorização do património natural como o rio Tejo e a Serra de Aire e Candeeiros, o turismo rural, a gastronomia, a requalificação de vários espaços do centro histórico e a reabilitação e reconversão de usos de Património de elevado valor histórico e arquitectónico como a Escola Prática de Cavalaria, o Presídio de Santarém, a Praça de Touros Monumental Celestino Graça e o Campo Infante da Câmara.

A concretização deste modelo territorial de valorização turística obriga a uma plena interacção entre diferentes protagonistas que evoluem no terreno e consequentemente, uma estratégia de realização de eventos, intensiva ao nível da programação e extensiva em termos de calendarização.

Este Plano Estratégico de Valorização Turística para o Município de Santarém organiza-se temporalmente num período de cinco anos (2019-2024) consoante os seus eixos estratégicos e sub-ações.

 

Leia também...
Foto de Arquivo

EN 118 reaberta ao trânsito após acidente em Benfica do Ribatejo

A Estrada Nacional (EN) 118, em Benfica do Ribatejo, foi reaberta ao…
Foto de arquivo

Médio Tejo tem mais de 70 mil utentes sem médico de família

Mais de 70 mil utentes dos 11 municípios do Médio Tejo estão…

“As minhas músicas são viagens pelo amor, pela luta interior e exterior do ser humano”

Lázaro, natural de Santarém, é músico, compositor, escritor e produtor, faz música…

Santuário de Fátima com quebra de 49,1% de donativos durante a pandemia

A pandemia da covid-19 provocou uma quebra de 49,1% nos donativos no Santuário…