A sala da assembleia municipal da Ex-Escola Prática da Cavalaria recebeu, no passado dia 20 de Setembro, mais uma sessão do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) onde Ricardo Rato, vereador do Município de Santarém com o pelouro da Juventude, apresentou co-desenho e a co-construção do Plano Municipal da Juventude Scalabitana, estratégia que pretende implementar durante o actual mandato.
Ricardo Rato, apresentou e explicou nesta sessão, aos jovens conselheiros presentes, as suas intenções e futuras acções para responder aos temas definidos como fulcrais pelo CMJ para serem discutidos de modo a implementar o plano com a respectiva calendarização. Os trabalhos iniciaram-se com a discussão do objectivo jovem nº11 dos temas a serem debatidos, estruturas e políticas de juventude do concelho.
O Plano Municipal da Juventude (PMJ) de Santarém envolve desde o início do mandato os jovens na sua elaboração através de vários formatos, desde sessões do CMJ a eventos públicos, e surge desta forma, na sequência das escolhas definidas pelos jovens que estão em linha com a nova estratégia europeia da juventude e com a agenda “objectivos jovens” da união europeia.
Ricardo Rato, salienta ainda o seu entusiasmo com todo o projecto, realçando o trabalho já desenvolvido bem como o planeado e por envolver várias entidades, desde as associações juvenis, académicas e outras, representantes dos partidos na assembleia municipal, representantes das freguesias do concelho, que permitem mapear os problemas que afectam os jovens e encontrar em conjunto alternativas com propostas.
Com isto, o vereador pretende estimular a juventude Scalabitana, procurando que os jovens participem activamente nas políticas de juventude, implementando acções, ideias e propostas que vão de encontro às suas preocupações e anseios.
Esteve presente nesta sessão a directora regional da região de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques, que realçou o carácter pioneiro da Câmara Municipal de Santarém em construir o PMJ Santarém em torno da agenda “objectivos jovens” e da nova estratégia europeia da juventude 2019/2027.