A Plataforma pela Reposição das Scut na A23 e A25 reafirmou que as portagens são um elemento inibidor do desenvolvimento do interior e que não abdica da sua abolição, independentemente do Governo que sair das eleições.

“Os indicadores sobre as políticas para o interior esbarram todos numa questão que é incontornável. É que as portagens são um elemento inibidor do investimento e um elemento que cria graves problemas sociais. Com os dados que temos, a criação de emprego no interior é menor do que é a média nacional e a criação de empresas novas é menor do que a média nacional. Portanto, temos uma situação que é insustentável”, afirmou Luís Garra.

Este responsável falava durante a realização da iniciativa Tribuna pública “Pelo Interior – Repor as SCUT’s, Abolir as Portagens na A23 e na A25”, que decorreu em à porta da Secretaria de Estado para a Valorização do Interior.

“Não é aceitável que o Governo não tenha tomado esta questão da abolição das portagens, através de reduções progressivas, com a intensidade que pretendíamos, que era numa legislatura estar o problema resolvido”, afirmou.

Luís Garra entende que as reduções nas portagens efectuadas para o sector empresarial foram positivas, mas adianta que é preciso generalizar essas reduções a toda a população e encarar o problema das ligações rodoviárias como fundamental para o desenvolvimento interior.

“Nós somos por natureza muito pacientes, mas também somos, simultaneamente, muito persistentes. Se o Governo, seja ele qual for que vier a sair das eleições, pensa que o problema fica resolvido com as eleições, que se desengane, que se desengane”, alertou.

Adiantou também que a Plataforma ainda não tomou quaisquer medidas drásticas sobre este assunto: “Também sabemos adoptá-las, ou seja, não precisamos que nos venham ensinar como é que se faz. Nós sabemos fazer e se nos obrigarem a ir para aí, vamos para aí. Que não haja dúvidas”.

Leia também...

Orçamento Participativo de Abrantes com dotação de 300 mil euros

O Orçamento Participativo (OP) da Câmara Municipal de Abrantes, com uma dotação…

14 utentes de lar da Póvoa de Santarém internados, 10 ficam na instituição

Catorze dos 24 utentes do lar da Póvoa de Santarém com covid-19…

Homem de 80 anos detido por suspeita de atear fogos

Um homem de 80 anos foi detido pela GNR por suspeita da…

Seis concelhos do Médio Tejo recebem 20 actuações dos “Caminhos da Pedra” no fim-de-semana

O programa cultural em rede “Caminhos da Pedra” leva, de quinta-feira a…