O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) lançou na quarta-feira, dia 19 de Fevereiro, um programa de apoio ao empreendedorismo destinado aos alunos da instituição, promovendo e facilitando a incorporação de competências empreendedoras.

Segundo Diogo Palha, assessor para a Transferência de Conhecimento do IPSantarém, trata-se de um “projecto ambicioso” que pretende dotar os estudantes de ferramentas no âmbito da inovação, “para que possam criar e aprofundar competências empreendedoras”.

Na apresentação do projecto, denominado ‘Start-IPS’, o responsável salientou que este surgiu da necessidade “de fomentar e apoiar o empreendedorismo no IPSantarém”.

“A academia pretende qualificar os seus alunos não apenas com os hard-skills correspondentes a cada curso, mas também com um conjunto de soft-skills que são fundamentais em muitos domínios da vida profissional e da cidadania”, esclareceu.

Desta forma, este programa tem dois grandes objectivos: em primeiro lugar, e fundamentalmente, promover e facilitar a incorporação de competências empreendedoras, e, em segundo lugar, apoiar todos os elementos da comunidade que, possuindo uma ideia inovadora e criadora de valor, a queiram desenvolver e tornar numa nova iniciativa empresarial.

O programa visa, assim, apoiar e desenvolver as diversas actividades e acções relacionadas com empreendedorismo no IPSantarém e o objectivo é que possa durar e consolidar-se.

“Em termos práticos, o programa divide-se em três grandes eixos: o apoio à geração de ideias, nomeadamente no âmbito das Unidades Curriculares que abordam temáticas de inovação e empreendedorismo; a criação e o apoio à participação em concursos, projectos e programas de empreendedorismo, nomeadamente facilitando a divulgação, a ponte entre o trabalho realizado nas Unidades Curriculares e Concursos e Programas de Empreendedorismo existentes e a qualificação de candidaturas e apresentações através de consultoria gratuita e o apoio à criação e desenvolvimento de “startups” e “spinoffs” oriundas da comunidade do IPSantarém”, precisou Diogo Palha.

O Start-IPS é um programa que funcionará nas cinco escolas do IPSantarém sendo que, já neste mês de Fevereiro, arranca a convocatória à participação em três Concursos de Ideias de Negócio que foram pensados e criados para a comunidade do IPSantarém, que distribuirão um total de prémios superior a 18 mil euros e que visam o surgimento e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Para João Moutão, vice-presidente do IPSantarém, “a inovação é determinante” para o desenvolvimento e consolidação da estratégia do instituto, sendo que este programa representa um “quebrar de barreiras” e uma “abertura à comunidade e ao tecido empresarial”.

Factores que também o presidente do IPSantarém, José Mira Potes, frisou nesta sessão de lançamento do ‘Start-IPS’, onde foram firmados protocolos com o Nersant e a Inventa, uma consultora de propriedade intelectual.

“Este programa mostra a credibilidade do instituto e consubstancia a estratégia que definimos”, concluiu Mira Potes.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…