O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) vai requalificar quatro residências estudantis com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de 7,6 milhões de euros, que permitirá disponibilizar 436 camas, anunciou hoje a instituição em comunicado.
Na nota, a instituição explica que recebeu a notificação oficial da aprovação de quatro candidaturas ao financiamento do PRR, destinadas à requalificação de quatro residências estudantis.
As residências abrangidas são a Residência de Estudantes EPC, com 131 camas e um investimento de 4,3 milhões de euro, a Residência de Estudantes Andaluz, que contará com 153 camas e 1,7 milhões de euros de investimento, a Residência de Estudantes S. Pedro, com 103 camas e 1,2 milhões de euros, e a Residência de Estudantes Pedro Álvares Cabral, com 49 camas e um investimento de 290 mil euros.
No documento é referido que, além destas requalificações, o IPSantarém irá inaugurar duas novas residências com apoio do PRR, que acrescentarão mais 112 camas à oferta de alojamento estudantil da cidade: Residência do Colégio do Regente (74 camas) e a Residência da Escola Superior de Educação de Santarém (38 camas).
Com estes investimentos, “o total de camas disponíveis para estudantes em Santarém será ampliado para 548 camas, representando um marco significativo no reforço das condições de acolhimento e apoio aos estudantes”, lê-se no comunicado.
Citado no comunicado, o presidente do IPSantarém, João Moutão, considerou que estas iniciativas vão oferecer “condições dignas e acessíveis aos estudantes e atrair novos talentos para Santarém”.
A apresentação oficial destes projetos terá lugar durante a sessão de inauguração da nova Residência da Quinta do Galinheiro, no Campus da Escola Superior Agrária, no próximo dia 21 de março de 2025, às 11:30.