A população da Ribeira de Santarém começou a ser evacuada esta tarde, no âmbito do plano de evacuação ativado esta manhã na sequência de cheias nas próximas horas, devido ao aumento dos caudais do Rio Tejo e à forte precipitação prevista.
“Fomos informados de que prevê-se a maior cheia dos últimos 100 anos”, informou ao ‘Correio do Ribatejo’ Alfredo Amante, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, que se encontra no local a acompanhar os trabalhos de deslocação da população.
No terreno encontram-se as equipas da Proteção Civil, Município de Santarém, Junta de Freguesia, PSP e corporações de bombeiros a auxiliarem os moradores na evacuação das suas casas, auxiliando os mesmos a retirarem os seus bens pessoais e viaturas, uma ação que se estende a várias zonas ribeirinhas do concelho.
“Na povoação das Caneiras a população também está a ser evacuada. As pessoas já começaram a retirar as suas viaturas e a Junta de Freguesia está a ajudá-los a retirar os seus bens das zonas inundáveis”, revela Alfredo Amante.
Segundo fonte oficial dos Bombeiros Voluntários de Santarém, “o caudal do rio subiu cerca de seis metros, nas últimas três horas”, prevendo-se “o agravamento da situação entre as 19h00 e as 20h00”.










