A população de Pernes está indignada com o “cheiro nauseabundo” que torna o “ar irrespirável” e que se está a sentir na vila já há dois dias consecutivos. Os moradores apontam o dedo às suiniculturas que existem a montante daquela zona e suspeitam que se trata de uma descarga ilegal proveniente de alguma das várias explorações pecuárias existentes ao longo das margens do Rio Alviela.

“Hoje de manhã, os cheiros, alegadamente provenientes das suiniculturas, eram extremamente fortes. O ar estava completamente irrespirável e entrava pelas casas dentro”, descreveu ao nosso jornal Stany Gonçalves, um dos residentes que apresentou denúncia do caso ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e também junto das autoridades municipais.

“A nossa esperança é que as autoridades consigam encontrar a origem e actuem em conformidade”, referiu, dizendo que, nos últimos tempos esta situação têm-se agravado.

“Parece que estamos na Idade Média”, desabafou Stany Gonçalves, sublinhando que a população de Pernes “está farta” dos sucessivos episódios caudados por “indústrias poluentes”.

“Aqui há uns anos, o principal problema estava relacionado com a indústria de curtumes. Agora, é o cheiro pestilento das suiniculturas. Estamos fartos”, declarou.

Segundo apurou o Correio do Ribatejo, também a Câmara de Santarém fez chegar ao SEPNA uma queixa no sentido de se apurarem as responsabilidades em mais este caso de poluição no concelho.

Leia também...

Ganhão declara-se “magoado” com condenação por prevaricação e reafirma inocência

O ex-presidente da Câmara de Benavente António José Ganhão declarou-se hoje “magoado” com o acórdão do Tribunal de Santarém, por, não tendo sido provado…

‘Rutter Magnificat’ une Conservatório de Música de Santarém e Concórdia Música em duplo concerto de Natal

‘Rutter Magnificat’ é o duplo concerto de natal que o Conservatório de Música de Santarém e a Associação Concórdia Música do Entroncamento vão promover…

Sindicato quer testes para todos os trabalhadores da Sonae da Azambuja

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) reiterou que os três mil funcionários do grupo Sonae que trabalham no…

Câmara de Abrantes quer repor 25 dias úteis de férias aos trabalhadores

O presidente da Câmara de Abrantes anunciou a intenção de repor os 25 dias úteis de férias aos cerca de 550 trabalhadores do município…