Soubemos há dias que este ano, e que me lembre pela primeira vez, a organização da Feira Nacional de Agricultura (FNA) não irá convidar o Governo para estar presente.

Esta atitude do CNEMA, entidade organizadora da Feira Nacional de Agricultura, resulta de um enorme erro de avaliação e de desconsideração institucional, que despreza todo o passado da Feira.

Apetecia-me dizer que a Feira é de Santarém, dos Ribatejanos ou da Agricultura (ou da lavoura como tantos gostam de referir). Mas, a atitude ora adotada vem demonstrar à saciedade e de forma totalmente enviesada que de facto não é.

É do CNEMA.

O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas é uma entidade privada e com uma estrutura acionista variada. Da CAP à Confagri, passando pela Câmara Municipal de Santarém, pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém, por empresas privadas, pela Ordem dos Engenheiros e incluindo o próprio Ministério da Agricultura e da Alimentação, são mais de uma dezena de entidades que detêm o capital social da entidade organizadora da Feira.

A FNA tem os seus alicerces numa feira organizada no planalto de Santarém, passando a denominar-se de Feira Nacional de Agricultura apenas em 1964 quando à data a Feira do Ribatejo já se encontrava na sua 10ª Edição. A FNA era assim uma feira organizada em espaço aberto, no Campo Emílio Infante da Câmara, em plena Cidade.

Diversas razões levaram à mudança para o novo espaço, em 1994, para a Quinta das Cegonhas, sendo que uma delas, relacionada com a dimensão, registou um crescimento exponencial, permitindo afirmar a FNA de forma clara e inequívoca como a grande feira agrícola do país, com capacidade de demonstração, dinamização e valorização da evolução que o país tem vindo a registar ao longo de décadas no Setor.

O que se perdeu de tradicional e típico ganhou-se em modernidade e inovação.

E ao longo de todos estes anos, os diversos Governos foram sempre convidados a estar presentes na Feira. E bem.

Porque há um valor Institucional e um respeito para com os diversos poderes público e seus representantes que nunca foi esquecido. Porque é importante serem tidos em conta a valorização e o reconhecimento das instituições como entidades legítimas e importantes na sociedade e tratar os seus representantes com consideração e respeito. Sem se ser subserviente.

Goste-se mais ou menos das pessoas que ocupam os cargos, as Instituições têm de estar sempre acima disso. E para esta equação, na sua avaliação, não pode sequer entrar em linha de conta os diversos organismos do Ministério da Agricultura que sempre estiveram presentes na Feira e penso que continuarão a estar. Ainda para mais quando o próprio Ministério é acionista da entidade organizadora.

Acresce saber qual o papel da Câmara Municipal de Santarém. Estando representada em alguns órgãos sociais do CNEMA, nomeadamente com dois representantes no Conselho de Administração, importa conhecer o que foi feito sobre esta posição de não convidar o Governo.

A Câmara concorda? É contra? Ou os seus representantes limitaram-se a adotar um papel similar a ex. concorrentes do “Big Brother” e limitam-se a estar presentes nos órgãos e nos eventos, fazendo figuração?

Ainda há tempo para ponderar e adotar a atitude correta. E perceber que está em causa todo um passado de relações institucionais que agora é posto em causa. Sem sentido.

Porque a Feira Nacional de Agricultura tem de ser muito mais do que isto.

Leia também...

Município de Ferreira do Zêzere recebeu competências na área da Saúde

A Câmara de Ferreira do Zêzere aceitou receber os polos de saúde da sede do concelho, de Areias, de Chãos e da Frazoeira, no…

Santarém atribui apoio às freguesias para aquisição de viaturas para transporte colectivo de crianças

A Câmara de Santarém deliberou ontem, dia 29 de Agosto, em reunião do Executivo Municipal, apoiar financeiramente, as freguesias do Concelho, na aquisição de…

Circulação de comboios suspensa na Linha do Norte

A circulação de comboios está suspensa entre o Entroncamento e Santarém devido a uma avaria no sistema de sinalização e está condicionada entre Pinhal…

Fábrica da Tupperware fecha e deixa 200 trabalhadores no desemprego

A fábrica da Tupperware instalada em Montalvo, Constância, vai encerrar a atividade no dia 08 de janeiro e despedir os cerca de 200 trabalhadores,…