O 26.º Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce, que reuniu as seleções de 11 países na pista de Coruche do rio Sorraia entre os dias 20 e 26 de Junho de 2022, terminou com a vitória colectiva da selecção de Inglaterra, mas com dois portugueses no pódio individual. Pedro Bessa sagrou-se campeão europeu, secundado pelo vice-campeão António Marques.

Já a selecção lusa arrecadou a prata. A organização foi amplamente elogiada pelos intervenientes, que mais uma vez constataram as condições privilegiadas que o rio Sorraia proporciona para a pesca desportiva.

Após uma semana de treinos com temperaturas abaixo do expectável, a seleção de Inglaterra sagrou-se campeã europeia de pesca desportiva em água doce com 31 pontos (65.426 g), seguida por Portugal, com 32 pontos (65.750 g), e Bélgica, com 40 pontos (56.135 g). O pódio individual foi ocupado pelo agora campeão europeu Pedro Bessa (Portugal), pelo vice-campeão António Marques (Portugal) e por William Raison (Inglaterra), na terceira posição.

Pedro Bessa, que concluiu a prova empatado a três pontos com António Marques, terminou na liderança por desempate apurado pela pesagem de peixes capturados. De acordo com o campeão de apenas 28 anos, natural de Paços de Ferreira, a semana de treinos decorreu de forma pouco habitual devido a temperaturas mais amenas do que o expectável. «Estávamos a contar com temperaturas de 35 a 36 graus, mas tivemos temperaturas mais amenas, de 20 a 25 graus, que influenciaram o comportamento dos peixes ao longo dos treinos, tornando a pesca mais difícil», observa Pedro Bessa.

Também atípica foi a presença de muitos peixes-gatos nas águas do Sorraia, factor que, segundo o campeão europeu, também teve influência decisiva no resultado final: «A presença dos peixes-gatos não é normal, foi uma das espécies que tivemos de pensar se poderia ser um alvo, até porque a nossa pesca em Coruche sempre foi de barbos, pelo que tentámos optar por aquilo que sabemos fazer, ao invés de arriscar naquilo que não dominamos.»

Pedro Bessa crê que a aposta nos barbos lhe conferiu o título individual, uma vez que a pesca de peixes-gatos favoreceria, teoricamente, outras seleções como a inglesa. «Penso que foi isso que nos deu o título, fazendo aquilo em que acreditamos», refere o campeão, concluindo que «a pesca de peixes-gatos é algo a que as equipas estrangeiras estão muito habituadas e sabem fazer melhor».

A cerimónia oficial de encerramento do Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce teve lugar no Parque do Sorraia e contou com a presença das equipas representantes dos 11 países participantes – Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, País de Gales e Portugal. Após a entrega de troféus, Bruno Valente, vice presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD), ofereceu a medalha de vice-campeão europeu a Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, num gesto de gratidão da Federação para com o trabalho desenvolvido pelo Município de Coruche.

No final, Roland Mark, vice-presidente da Federação Internacional de Pesca Desportiva, enalteceu as condições do rio e a organização irrepreensível do campeonato. Representantes da seleção galesa elogiaram também a organização da prova, que qualificaram como «uma das melhores competições internacionais» em que estiveram presentes. O evento foi concluído com um jantar de encerramento no Pavilhão Multiusos.

O rio Sorraia é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca artesanal de rio. A riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo considerado um dos melhores pesqueiros mundiais.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…