O 26.º Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce, que reuniu as seleções de 11 países na pista de Coruche do rio Sorraia entre os dias 20 e 26 de Junho de 2022, terminou com a vitória colectiva da selecção de Inglaterra, mas com dois portugueses no pódio individual. Pedro Bessa sagrou-se campeão europeu, secundado pelo vice-campeão António Marques.

Já a selecção lusa arrecadou a prata. A organização foi amplamente elogiada pelos intervenientes, que mais uma vez constataram as condições privilegiadas que o rio Sorraia proporciona para a pesca desportiva.

Após uma semana de treinos com temperaturas abaixo do expectável, a seleção de Inglaterra sagrou-se campeã europeia de pesca desportiva em água doce com 31 pontos (65.426 g), seguida por Portugal, com 32 pontos (65.750 g), e Bélgica, com 40 pontos (56.135 g). O pódio individual foi ocupado pelo agora campeão europeu Pedro Bessa (Portugal), pelo vice-campeão António Marques (Portugal) e por William Raison (Inglaterra), na terceira posição.

Pedro Bessa, que concluiu a prova empatado a três pontos com António Marques, terminou na liderança por desempate apurado pela pesagem de peixes capturados. De acordo com o campeão de apenas 28 anos, natural de Paços de Ferreira, a semana de treinos decorreu de forma pouco habitual devido a temperaturas mais amenas do que o expectável. «Estávamos a contar com temperaturas de 35 a 36 graus, mas tivemos temperaturas mais amenas, de 20 a 25 graus, que influenciaram o comportamento dos peixes ao longo dos treinos, tornando a pesca mais difícil», observa Pedro Bessa.

Também atípica foi a presença de muitos peixes-gatos nas águas do Sorraia, factor que, segundo o campeão europeu, também teve influência decisiva no resultado final: «A presença dos peixes-gatos não é normal, foi uma das espécies que tivemos de pensar se poderia ser um alvo, até porque a nossa pesca em Coruche sempre foi de barbos, pelo que tentámos optar por aquilo que sabemos fazer, ao invés de arriscar naquilo que não dominamos.»

Pedro Bessa crê que a aposta nos barbos lhe conferiu o título individual, uma vez que a pesca de peixes-gatos favoreceria, teoricamente, outras seleções como a inglesa. «Penso que foi isso que nos deu o título, fazendo aquilo em que acreditamos», refere o campeão, concluindo que «a pesca de peixes-gatos é algo a que as equipas estrangeiras estão muito habituadas e sabem fazer melhor».

A cerimónia oficial de encerramento do Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce teve lugar no Parque do Sorraia e contou com a presença das equipas representantes dos 11 países participantes – Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, País de Gales e Portugal. Após a entrega de troféus, Bruno Valente, vice presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD), ofereceu a medalha de vice-campeão europeu a Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, num gesto de gratidão da Federação para com o trabalho desenvolvido pelo Município de Coruche.

No final, Roland Mark, vice-presidente da Federação Internacional de Pesca Desportiva, enalteceu as condições do rio e a organização irrepreensível do campeonato. Representantes da seleção galesa elogiaram também a organização da prova, que qualificaram como «uma das melhores competições internacionais» em que estiveram presentes. O evento foi concluído com um jantar de encerramento no Pavilhão Multiusos.

O rio Sorraia é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca artesanal de rio. A riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo considerado um dos melhores pesqueiros mundiais.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…