Portugal Ventures abre ‘call’ que vai injectar até 1 milhão de euros nas empresas

Estão abertas até 01 de Outubro as candidaturas à ‘Call For MVP’ para projectos nas áreas de Digital e Engineering & Manufacturing. Esta iniciativa possibilita o acesso a investimento de capital de risco para projectos inovadores de tecnologias, produtos ou serviços que prevejam a valorização de um MVP e sua comercialização no mercado global. Os projectos seleccionados beneficiarão de um investimento mínimo de 300 mil euros, que pode ascender a 1 milhão de euros. Empresas do Centro e Alentejo podem preparar a sua candidatura com o apoio da NERSANT, que integra a rede de parceiros da Portugal Ventures para a iniciativa.

Na análise dos projectos submetidos à ‘Call For MVP’ será privilegiada a orientação do investimento para a valorização de um MPV (Mínimo Produto Viável), de modo a que o produto tenha as mínimas características necessárias para ser inserido no mercado, nas áreas de Digital (Enterprise, Cibersecurity, Networks, Artificial Intelligence, AR/VR, Marketplaces, Blockchain e IoT) e Engineering & Manufacturing (New Materials, Electronics, Robotics, Cleantech, Agrotech, SeaTech). Serão elegíveis os projectos baseados em inovações distintivas e únicas, que já tenham desenvolvido um protótipo funcional e com, ainda que preliminar, feedback do mercado. Numa fase posterior, o objectivo passa por ajustar esse protótipo às necessidades de mercado e por desenvolver o respectivo modelo de negócio.

Os projectos devem ser promovidos por empresas já constituídas, localizadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo, em fase seed, startup ou early stage, que não tenham até ao momento do investimento três exercícios completos desde a data de início de actividade, ou por empresas localizadas na região do Alentejo em fase de desenvolvimento (second Round) de novos produtos e/ou serviços, com foco na inovação. As empresas têm que ser detentoras do Estatuto de Pequenas e Médias Empresas, comprovado através de Certificação Eletrónica da PME emitida pelo IAPMEI. Os projectos candidatos à ‘Call For MVP’ serão validados por painéis de avaliação, compostos por peritos empresariais, nacionais e internacionais.

Os projectos seleccionados para investimento beneficiarão de um montante mínimo de 300 mil euros que pode ascender a 1 milhão de euros, do acompanhamento próximo da equipa da Portugal Ventures na gestão e nas decisões estratégicas, do aconselhamento por especialistas, nacionais e internacionais, com experiência acumulada no desenvolvimento do negócio e da partilha de uma vasta rede de contactos, em Portugal e no estrangeiro, para potenciação de oportunidades de negócio e angariação de capital em futuras rondas.

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, integra a Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network) da Portugal Ventures, estando, desta forma, disponível para apoiar os empreendedores do Centro e do Alentejo na preparação e qualificação dos projectos.

Os interessados em estruturar projectos candidatos a esta call devem abordar a NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

De referir que a ‘Call For MVP’ tem como objectivo fortalecer o ecossistema português e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo, com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor. Desde 2012, durante as dezassete edições da ‘Call for Entrepreneurship’, foram submetidas e avaliadas pela equipa da Portugal Ventures mais de 1200 candidaturas, tendo resultado em mais de 90 investimentos em novas startups com um investimento total de 121 milhões de euros.

info, , , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS