A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) criticou ontem o PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, indicando que o cenário nesta matéria é “desolador e não corresponde às necessidades da agricultura portuguesa”, segundo um comunicado.

A CAP, que reuniu o Conselho Consultivo da Região de Trás-os-Montes, levou a cabo com os dirigentes associativos transmontanos uma análise do PEPAC “apresentado recentemente em Bruxelas por parte do Governo”.

Para a Confederação, o PEPAC não é mais do que “o somatório de documentos repescados do passado e sem qualquer novidade estratégica”, de acordo com a mesma nota.

Luís Mira, secretário-geral da Confederação, citado na mesma nota, disse que o cenário nesta matéria é “desolador e não corresponde às necessidades da agricultura portuguesa, até porque os agricultores não foram devidamente auscultados relativamente a esta questão”.

“A CAP partilhou ainda com os dirigentes associativos de Trás-os-Montes, um programa de actividades para 2022 que procura retomar um conjunto de acções cujo desenvolvimento foi condicionado pela pandemia, assim como promover o conhecimento do sector agrícola por parte da população, particularmente pelos jovens”, referiu a entidade.

Em 2022, revelou a entidade, “a CAP deverá retomar iniciativas como ‘O Melhor de Portugal em Bruxelas’, a promoção de vinhos em mercados externos, neste caso, na Rússia, na Ucrânia, no Cazaquistão e em Israel, além da promoção do azeite em Taiwan e no Japão”. 

Além disso, “em conjunto com a sua congénere espanhola Asaja, a Confederação irá promover o Congresso Ibérico de Agricultura, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém” e a Farming Biodiversity Summit, em Salamanca.

“No sentido de esclarecer a população mais jovem sobre a realidade da agricultura portuguesa actual, a CAP irá desenvolver ao longo do ano o projecto PAC4ALL, iniciativa financiada pela Comissão Europeia e comparticipada pela Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo como missão formar e informar a população portuguesa sobre os objectivos e vantagens da Política Agrícola Comum (PAC)”, uma acção “dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos e respectivos professores”, destacou.

Por outro lado, em Novembro, “destaca-se a realização do Conselho de Presidentes da CAP, em Tomar, coincidindo com o aniversário da Confederação”.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…