O Instituto Nacional de Estatística (INE) prolongou até 31 de Maio o prazo para responder pela Internet ao Censos 2021, passado o prazo preferencial de resposta que terminou na segunda-feira.

Entre o dia censitário de 19 de Abril e o fim do prazo inicial, o INE recebeu cerca de 3,7 milhões de respostas, representando 80 por cento dos alojamentos cobertos pelo recenseamento e referindo-se à situação de mais de nove milhões de pessoas.

A resposta ao Censos 2021 foi dada maioritariamente através de resposta pela Internet (eCensos), que registou cerca de 90% do total de respostas. Os restantes 10% das respostas foram dadas pelo eBalcão, disponível nas juntas de freguesia, por via telefónica ou resultaram de apoio directo por parte do recenseador, acrescenta.

Até final do mês, os alojamentos que ainda não responderam irão receber um aviso de contacto ou a visita do recenseador a lembrar a necessidade de resposta ao recenseamento.

Para responder pela internet em censos2021.ine.pt, os alojamentos deverão usar os códigos que constam nas cartas entregues pelos recenseadores e as respostas devem referir-se a 19 de Abril de 2021.

No contacto com os cidadãos, os cerca de 11.000 recenseadores contratados seguem protocolos específicos de segurança sanitária devido à situação de pandemia.

Leia também...

PSP apreende armas a idoso suspeito de violência doméstica

Um homem de 77 anos.

Câmara de Ourém diz que foi prestada toda a colaboração às autoridades nas buscas

A Câmara de Ourém garantiu que foi prestada toda a colaboração às autoridades nas buscas hoje feitas numa investigação sobre alegados crimes de violação…

Ricardo Segurado nomeado para o Conselho de Administração da EFCA

O Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), Ricardo Segurado, foi nomeado pelo Governo para o Conselho de Administração da…

Saiba quais as novas medidas que entraram em vigor devido à Ómicron

As novas medidas para conter a pandemia de covid-19 entraram em vigor às 00h00 de dia 25 de Dezembro, face à ameaça da nova…