O Instituto Nacional de Estatística (INE) prolongou até 31 de Maio o prazo para responder pela Internet ao Censos 2021, passado o prazo preferencial de resposta que terminou na segunda-feira.

Entre o dia censitário de 19 de Abril e o fim do prazo inicial, o INE recebeu cerca de 3,7 milhões de respostas, representando 80 por cento dos alojamentos cobertos pelo recenseamento e referindo-se à situação de mais de nove milhões de pessoas.

A resposta ao Censos 2021 foi dada maioritariamente através de resposta pela Internet (eCensos), que registou cerca de 90% do total de respostas. Os restantes 10% das respostas foram dadas pelo eBalcão, disponível nas juntas de freguesia, por via telefónica ou resultaram de apoio directo por parte do recenseador, acrescenta.

Até final do mês, os alojamentos que ainda não responderam irão receber um aviso de contacto ou a visita do recenseador a lembrar a necessidade de resposta ao recenseamento.

Para responder pela internet em censos2021.ine.pt, os alojamentos deverão usar os códigos que constam nas cartas entregues pelos recenseadores e as respostas devem referir-se a 19 de Abril de 2021.

No contacto com os cidadãos, os cerca de 11.000 recenseadores contratados seguem protocolos específicos de segurança sanitária devido à situação de pandemia.

Leia também...

Três policias agredidos em Santarém

O Comando Distrital da PSP de Santarém informa que, hoje, pelas 12h40, na Rua Bombeiros da Praça Velha, na Cidade de Santarém, na sequência…

Carlos Plácido expõe fotografias no Jardim Municipal de Rio Maior

A exposição de fotografia “Aves de Rio Maior”, de autoria do fotógrafo de natureza Carlos Plácido, vai estar patente de 20 de Maio a…

Sahara Desert Challenge 2023: De Coruche a Dakar, a grande aventura continua

O Sahara Desert Challenge, grande aventura transariana que liga os continentes de Europa e África, atravessando cinco países – Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e…

Bares e discotecas podem reabrir a partir de 1 de Outubro

Portugal passa a situação de alerta a partir de 1 de Outubro.