Os preços mundiais dos produtos alimentares atingiram no ano de 2022 os níveis mais altos de sempre, com a guerra na Ucrânia, afirmou hoje , 6 de Janeiro, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Mas, em Dezembro, o índice de preços alimentares da FAO, que segue a variação de preços a nível internacional de um cabaz de produtos básicos, continuou em queda pelo nono mês consecutivo, recuando 1,9%, baixando para um nível inferior ao de há um ano.

Em Março, os preços mundiais de produtos alimentares atingiram os “níveis mais altos de sempre”, segundo a FAO, com a invasão russa da Ucrânia a perturbar os mercados, elevando o risco de crise alimentar mundial.

“Os preços mundiais do trigo e do milho atingiram máximos recordes durante o ano”, disse a agência da ONU, sendo a Ucrânia um grande produtor de cereais, mas também de óleo de girassol.

Os preços no índice da FAO de óleos vegetais também aumentaram e os da carne e de produtos derivados do leite também atingiram “os níveis anuais mais altos desde 1990”.

Os preços dos produtos alimentares voltaram, no entanto, a descer em abril, o que se mantém há nove meses consecutivos.

“É bom que os preços dos alimentos estejam a acalmar após dois anos muito voláteis”, disse Máximo Torero, economista-chefe da FAO, em comunicado, acrescentando que é fundamental “continuar vigilante e atenuar a insegurança alimentar mundial”.

“Os preços globais dos alimentos permanecem em níveis altos, com muitos produtos ainda perto dos valores recorde, com os preços do arroz em alta e havendo ainda muitos riscos associados a futuros abastecimentos”, assinalou.

Leia também...

Carlos Moedas felicita Rui Valério pela nomeação como patriarca de Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, felicitou hoje o bispo Rui Valério pela sua nomeação como patriarca de Lisboa, destacando o…

Município de Almeirim reforça apoio ao comércio local com mais 30.000 euros

A Câmara de Almeirim vai reforçar o apoio ao comércio tradicional, atribuindo mais de 30.000 euros para dinamizar a plataforma ‘Buy On Move’, através…

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre, mais 12,5% que em 2022

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2022, de…

Diamantino Duarte vai liderar concelhia do PS de Santarém

Diamantino Duarte, actual presidente da União de Freguesias da cidade de Santarém, foi eleito presidente da Comissão Política de Santarém do Partido Socialista. O…