Foto de Arquivo

A degradação progressiva das respostas de saúde em Coruche, marcada pela escassez de médicos, pela inexistência de médico de família para uma parte significativa da população e pela redução dos serviços de atendimento, esteve em cima da mesa na reunião realizada.

O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Nuno Azevedo, reuniu-se ontem, dia 07 de Janeiro, com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para expor a situação no concelho, bem como as principais preocupações e reivindicações do mesmo.

Durante o encontro, o autarca manifestou “profunda preocupação” face à degradação progressiva das respostas de saúde no concelho, destacando a escassez de médicos, a inexistência de médico de família para uma parte significativa da população e a redução continuada dos serviços de atendimento à população.

Em comunicado enviado à redação do Correio do Ribatejo,  a Câmara Municipal de Coruche refere que estas dificuldades são “particularmente agravadas pela grande extensão territorial do concelho de Coruche” e pela “distância significativa ao hospital de referência”, em Santarém – fatores que condicionam “objetivamente o acesso atempado aos cuidados de saúde por parte da população”.

A nota informativa relata que foi igualmente expressa apreensão, relativamente à desigualdade no acesso aos cuidados de saúde entre populações da mesma região,
defendendo o município “a necessidade de uma abordagem mais coerente, transparente e ajustada às reais necessidades das comunidades integradas na Unidade Local de Saúde da Lezíria”.

No âmbito desta análise, foi sublinhada a importância da reposição do Serviço de Atendimento Complementar em horário alargado, de modo a assegurar uma resposta mais adequada às necessidades da população.

A dificuldade em atrair e fixar médicos em Coruche foi também abordada como um dos fatores que mais condiciona a capacidade de resposta dos serviços de saúde locais, tendo sido reforçada a necessidade de o Estado criar mecanismos de atratividade que promovam a fixação de profissionais de saúde no território.

Outro ponto central da reunião incidiu na situação da Viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) atribuída ao Concelho. Nuno Azevedo  alertou para a “importância estratégica” deste meio de socorro na resposta rápida a situações de emergência médica, sublinhando a “urgência da sua entrada em funcionamento”.

Por sua vez, a Ministra da Saúde manifestou “disponibilidade” para aferir o ponto de situação relativamente a esta matéria.

Foi ainda apresentada a necessidade de avançar com as obras de requalificação do Centro de Saúde de Coruche, salientando a importância de garantir condições físicas adequadas às necessidades atuais de utentes, profissionais de saúde e restantes trabalhadores.

No final do encontro, Nuno Azevedo reiterou o empenho do município em continuar a colaborar ativamente com o Ministério da Saúde, a Unidade Local de Saúde da Lezíria e demais entidades envolvidas, recordando “o esforço contínuo da autarquia” na criação de condições que contribuam para a fixação de profissionais de saúde no concelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

O Grupo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Pernes organiza dádiva de sangue

No próximo dia 28 de Novembro.

Grupo de Dadores de Sangue de Pernes assinala 26 anos de serviço à comunidade

Os 26 anos do Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) foram, este sábado, assinalados com uma Sessão Comemorativa no Restaurante Adiafa, em…

Centro de testes gratuito já rastreou mais de 300 pessoas em Almeirim

O centro de testes gratuito à Covid-19, que está a funcionar no Centro Coordenador de Transportes, em Almeirim, já realizou rastreou mais de 300…

Congresso/ANMP: Presidente de Santarém pede ao Governo para pagar despesas com covid-19

O presidente da Câmara Municipal de Santarém pediu hoje ao Governo para pagar aos municípios as despesas extraordinárias que tiveram com a pandemia de…