A música clássica estará em destaque na primeira edição do ciclo Músicas nas Catedrais, que se realiza a partir de 28 de Junho em várias localidades portuguesas, anunciou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Os concertos no âmbito do ciclo Músicas nas Catedrais, uma parceria entre a DGPC, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e o Teatro Nacional de S. Carlos, vão acontecer entre 28 de Junho e 26 de Julho em Santarém, Beja, Elvas, Faro, Viseu, Braga, Miranda do Douro e Leiria, de acordo com a DGPC, num comunicado hoje divulgado.

“Esta iniciativa, que se enquadra no projecto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura directamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmónica das Beiras e a Orquestra do Norte”, refere a DGPC.

Os concertos arrancam na 28 de Junho, na catedral de Santarém, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, que actua depois, a 11 de Julho, na catedral de Beja, a 12 de Julho, na catedral de Elvas e, a 26 de Julho, na catedral de Leiria.

Nestes espectáculos, o coro propõe “uma deambulação pela ópera romântica italiana, sublinhando o facto de a religiosidade ter assumido (…) uma particular importância”, nesta expressão.

O alinhamento inclui obras de Giuseppe Verdi, Pietro Mascagni, Gioachino Rossini, Giacomo Puccini e Alfredo Keil.

Os concertos prosseguem, a 12 de Julho, na catedral de Faro com a Orquestra Clássica do Sul, que “propõe um programa em que energicamente se saúda e louva a Natureza”, com obras de Haydn e Delius, a 19 de Julho, na Sé Catedral de Viseu, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que apresentará obras de Bach, Händel e Mozart, e, a 25 e 26 de Julho, nas catedrais de Braga e Miranda do Douro, respectivamente, com a Orquestra do Norte, que interpretará obras de Wagner e de Beethoven.

Os espectáculos, que se iniciam todos às 21:30, são de entrada livre, sujeita à capacidade dos espaços.

Leia também...

‘Animatro’: Festival de teatro de Rio Maior em Setembro e Outubro

O Animatro decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de Setembro e 5, 6 e 7 de Outubro na cidade de Rio Maior e…

Programa VOLver leva dezenas de iniciativas culturais a Barquinha, Torres Novas e Golegã

Os concelhos de Vila Nova da Barquinha, Torres Novas e Golegã, vão acolher até Dezembro dezenas de iniciativas culturais sob o lema “Liberdade”, no…

Aldeia de Pereira celebra Festa Rural por três dias

A tradicional Festa Rural da Pereira, a mais pequena aldeia do concelho de Constância, com cerca de 30 habitantes, regressa entre 30 de Agosto…

Formiga Atómica estreia “Fake” sábado no Centro Cultural do Cartaxo

A Formiga Atómica estreia sábado, no Cartaxo, “Fake”, peça escrita por Inês Barahona e Miguel Fragata, que também encena, numa produção do Teatro Nacional…