A música clássica estará em destaque na primeira edição do ciclo Músicas nas Catedrais, que se realiza a partir de 28 de Junho em várias localidades portuguesas, anunciou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Os concertos no âmbito do ciclo Músicas nas Catedrais, uma parceria entre a DGPC, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e o Teatro Nacional de S. Carlos, vão acontecer entre 28 de Junho e 26 de Julho em Santarém, Beja, Elvas, Faro, Viseu, Braga, Miranda do Douro e Leiria, de acordo com a DGPC, num comunicado hoje divulgado.

“Esta iniciativa, que se enquadra no projecto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura directamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmónica das Beiras e a Orquestra do Norte”, refere a DGPC.

Os concertos arrancam na 28 de Junho, na catedral de Santarém, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, que actua depois, a 11 de Julho, na catedral de Beja, a 12 de Julho, na catedral de Elvas e, a 26 de Julho, na catedral de Leiria.

Nestes espectáculos, o coro propõe “uma deambulação pela ópera romântica italiana, sublinhando o facto de a religiosidade ter assumido (…) uma particular importância”, nesta expressão.

O alinhamento inclui obras de Giuseppe Verdi, Pietro Mascagni, Gioachino Rossini, Giacomo Puccini e Alfredo Keil.

Os concertos prosseguem, a 12 de Julho, na catedral de Faro com a Orquestra Clássica do Sul, que “propõe um programa em que energicamente se saúda e louva a Natureza”, com obras de Haydn e Delius, a 19 de Julho, na Sé Catedral de Viseu, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que apresentará obras de Bach, Händel e Mozart, e, a 25 e 26 de Julho, nas catedrais de Braga e Miranda do Douro, respectivamente, com a Orquestra do Norte, que interpretará obras de Wagner e de Beethoven.

Os espectáculos, que se iniciam todos às 21:30, são de entrada livre, sujeita à capacidade dos espaços.

Leia também...

‘A Morte de um Caixeiro Viajante’ abre a programação de Setembro do Centro Cultural do Cartaxo

A peça de Arthur Miller, dramaturgo fundamental do teatro americano, sobe ao…

Luís Represas actua a 17 de Outubro no Cine Teatro de Almeirim

O músico Luís Represas vai actuar no próximo dia 17 de Outubro,…

Nemanus, Rui Veloso, Luís Represas, Rosinha nas Festas de Amiais de Baixo

As Festas de Amiais de Baixo estão de regresso à vila entre…

Mesa está posta em Almeirim até domingo para mais um Festival da Sopa da Pedra

O Festival da Sopa da Pedra de Almeirim, que acontece até domingo,…