A música clássica estará em destaque na primeira edição do ciclo Músicas nas Catedrais, que se realiza a partir de 28 de Junho em várias localidades portuguesas, anunciou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Os concertos no âmbito do ciclo Músicas nas Catedrais, uma parceria entre a DGPC, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja e o Teatro Nacional de S. Carlos, vão acontecer entre 28 de Junho e 26 de Julho em Santarém, Beja, Elvas, Faro, Viseu, Braga, Miranda do Douro e Leiria, de acordo com a DGPC, num comunicado hoje divulgado.

“Esta iniciativa, que se enquadra no projecto nacional Rota das Catedrais, é coordenada pelo Teatro Nacional de São Carlos, que assegura directamente alguns concertos através do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, em colaboração com a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Filarmónica das Beiras e a Orquestra do Norte”, refere a DGPC.

Os concertos arrancam na 28 de Junho, na catedral de Santarém, com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, que actua depois, a 11 de Julho, na catedral de Beja, a 12 de Julho, na catedral de Elvas e, a 26 de Julho, na catedral de Leiria.

Nestes espectáculos, o coro propõe “uma deambulação pela ópera romântica italiana, sublinhando o facto de a religiosidade ter assumido (…) uma particular importância”, nesta expressão.

O alinhamento inclui obras de Giuseppe Verdi, Pietro Mascagni, Gioachino Rossini, Giacomo Puccini e Alfredo Keil.

Os concertos prosseguem, a 12 de Julho, na catedral de Faro com a Orquestra Clássica do Sul, que “propõe um programa em que energicamente se saúda e louva a Natureza”, com obras de Haydn e Delius, a 19 de Julho, na Sé Catedral de Viseu, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, que apresentará obras de Bach, Händel e Mozart, e, a 25 e 26 de Julho, nas catedrais de Braga e Miranda do Douro, respectivamente, com a Orquestra do Norte, que interpretará obras de Wagner e de Beethoven.

Os espectáculos, que se iniciam todos às 21:30, são de entrada livre, sujeita à capacidade dos espaços.

Leia também...

Exposição Subway Life de António Jorge Gonçalves patente até dia 31 de Maio

A exposição SUBWAY LIFE de António Jorge Gonçalves está patente, até 31 de Maio, na Sala de Leitura Bernardo Santareno. Tudo começou em Londres,…

Feira de S. Gregório de 22 de Março a 7 de Abril no Almonda Parque

O Município de Torres Novas promove, entre os dias 22 de Março e 7 de Abril, a tradicional Feira de S. Gregório (também conhecida…

Artemrede abre candidaturas para projecto Be SpectACTive

A Artemrede está a receber, até 30 de Maio, candidaturas para a sua nova coprodução, uma ‘performance’ integrada no projecto europeu “Be SpectACTive!”. O…

Fotógrafo de Torres Novas finalista do ‘Wildlife Photographer of the Year’

João Rodrigues, fotógrafo natural de Torres Novas, é um dos 100 finalistas do “Wildlife Photographer of the Year”, a maior e mais antiga competição…