O primeiro Festival do Azeite “Ouro Ribatejano”, inserido na Feira Anual de Pernes foi inaugurado esta sexta-feira, 6 de Dezembro, em Pernes.

Promovido pela Junta de Freguesia de Pernes, com o apoio do Município de Santarém e pelo Crédito Agrícola de Pernes e Alcanhões, a inauguração contou com a presença de Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e de Nuno Serra, Vereador do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola Concelhio.

Na ocasião Nuno Serra, referiu a importância desta iniciativa para o Concelho de Santarém, sem esquecer a importância para a economia da região “O Azeite é o ouro de Portugal”.

O evento pretende trazer para debate o sector, bem como a sua forte ligação ao desenvolvimento rural, contando com diversas mesas redondas onde se debaterão temas como o desenvolvimento rural em Santarém, o sector do olival e azeite, cadeias curtas e mercados locais, jovem empresário rural, agricultura familiar, azeite biológico, entre outros.

Este certame conta com cerca de 25 stands, ligados ao tema azeite e ruralidade, bem como provas de azeite, sessões de showcooking, tasquinhas e muita animação.

Os “Azeites do Ribatejo” são de baixa a muito baixa acidez, ligeiramente espessos, frutados e com cor amarelo ouro, por vezes ligeiramente esverdeados. Na região onde os azeites são produzidos, o solo é principalmente calcário, o que juntamente com o clima mediterrânico providencia as condições ideais de cultivo. Com registos desde 1663, a Feira Anual de Pernes tem regressado ano após ano.

“Não podemos esquecer que esta Feira esteve sempre muito associada à produção de azeite, e antigamente, era na feira de Pernes que se estabeleciam os preços da colheita e o seu êxito comercial dependia da boa ou má safra anual, costumava-se até dizer que muito azeite, boa feira, mau ano de azeite, feira fraca”.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Polícia de Segurança Pública faz 12 detenções

A Polícia de Segurança Pública deteve 12 cidadãos entre os dias 20…

EN 114 cortada devido a queda de árvore de grande porte

A queda de uma árvore de grande porte levou ao corte da…

Opinião: Vitor Serrão | Uma nova pintura de Luís Gonçalves de Sena em Alcanhões

Nome hoje muito esquecido, não só na História da Arte portuguesa como…

Mação vai ter projecto piloto de transformação da paisagem

O município de Mação, em conjunto com Vila de Rei e Sertã,…