O primeiro-ministro ajudou a plantar a 99.ª oliveira das 100 que ficarão a ladear uma rua da aldeia natal de José Saramago, no dia em que o escritor faria 99 anos assinalando o arranque das celebrações do Centenário.

Na Azinhaga, concelho da Golegã, António Costa disse esperar que as comemorações do centenário do Nobel da Literatura José Saramago permitam “criar novas gerações de leitores” do escritor, continuando a valorizar e a preservar a língua e a cultura portuguesas.

Costa disse esperar que as oliveiras para Saramago plantadas na Azinhaga perdurem para que, daqui a um século, “alguém as veja” e “continue a lembrar-se que Saramago existiu e, sobretudo, a ler o que Saramago escreveu”.

Ana Saramago Matos, neta do escritor, salientou o “momento simbólico, repleto de afecto e de sentido para a Fundação e a família” de Saramago, anunciando que cada uma das 100 árvores receberá nomes de personagens dos livros de José Saramago, sendo que a 100.ª, a plantar daqui a um ano, terá o nome da avó Josefa.

António Camilo, presidente da Câmara da Golegã, e Vítor Guia, presidente da junta da Azinhaga, destacaram a importância de Saramago para a região e afirmam que devia haver um maior incentivo à leitura das suas obras.

A sessão oficial de abertura do Centenário está marcada para as 20h00, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, com a escritora Irene Vallejo, que lerá um “Manifesto pela Leitura”, seguindo-se um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Pedro Neves.

Leia também...

Casa da Juventude em Azambuja já está em funcionamento

O Município de Azambuja promoveu uma visita aberta à Casa da Juventude em Azambuja, no passado dia 30 de setembro. As boas-vindas aos primeiros…

Viatura consumida pelas chamas esta manhã em Santarém

Uma viatura ardeu por completo esta manhã, na Avenida General Ramalho Eanes, no sentido Retail Park – Santarém. Os Bombeiros Sapadores receberam o alerta…

Startup de Santarém vai desenvolver aplicação para detectar doenças através de ‘selfie’ em Santarém

Um biocientista indiano apresentou hoje, na Startup de Santarém, uma aplicação que, com uma ‘selfie’, detecta potenciais doenças, a qual quer produzir e comercializar…

Colheita na sede do Vitória de Santarém levou 16 pessoas a dar sangue pela primeira vez

A colheita de sangue realizada, no dia 29 de Julho, pelo Grupo de Dadores de Sangue de Pernes, em parceria entre o Jornal Correio…