Começaram a ser distribuídas as cartas com os 278 resultados do estudo serológico realizado no sábado, 23 de maio, aos profissionais dos grupos da linha da frente e outros grupos expostos à Covid-19, em Almeirim.

Este primeiro estudo serológico, onde foram avaliadas 278 pessoas, servirá de base para os estudos nacionais sobre a prevalência da Covid-19.

Neste mês de Junho, um grupo de cientistas de diversas áreas e o apoio do IGC – Instituto Gulbenkian Ciência, a saúde e a Câmara de Almeirim vão distribuir 385 cartas, por outras tantas habitações do concelho, a convidar a população almeirinense a participar no inquérito e a permitir a recolha de sangue.

O objectivo é verificar se há existência de anti-corpos para a Covid-19, implicando naturalmente o contacto com o novo coronavírus, mesmo que essas pessoas não tenham tido sintomas da infecção.

Segundo Pedro Ribeiro, presidente da Cãmara Municipal de Almeirim, o estudo em 385 habitações pode “representar uma amostra de cerca de um milhar de pessoas que, caso aceitem participar no estudo, podem decidir por fazerem os testes em casa ou numa das várias unidades de saúde do concelho.”

“Entendo que esta parceria é fundamental para o presente e para o futuro, uma vez que nos fornece dados científicos que nos ajudam a tomar decisões” refere o autarca.

O autarca apela à participação dos almeirinenses e alerta a população para estar atenta à caixa do correio pois qualquer um pode ser habitante de um dos 385 locais escolhidos, de forma estatística e aleatória.

Leia também...

Trabalhadores da recolha de resíduos encontram engenho explosivo em Arneiro da Milhariças

Trabalhadores da recolha de resíduos encontraram um engenho explosivo na tarde desta terça-feira, 26 de Maio, no centro da localidade de Arneiro das Milhariças,…

Governadora do Distrito 1960 visita Rotary Club de Santarém

Ilda Braz, Governadora do Distrito 1960 e presidente do Conselho de Administração da Fundação Rotária Portuguesa, realizou na passada terça-feira, 27 de Fevereiro, a…

Despiste em Porto Chão provoca um ferido grave

O despiste de uma viatura ligeira em Porto Chão, na freguesia de Nossa Senhora do Pranto, em Ferreira do Zêzere, obrigou ao desencarceramento de…

Greve dos Trabalhadores não docentes marcada para dia 29 de Novembro

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais marcou esta segunda-feira, 11 de Novembro, uma greve nacional dos trabalhadores não…