O processo de querela original do atentado de 12 de Maio de 1982, em Fátima, contra o Papa João Paulo II foi na quarta-feira entregue ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, anunciou a Comarca de Santarém.

A entrega do documento culminou uma série de iniciativas do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém para assinalar os 40 anos do processo de Querela n.º 196/1982, do extinto Tribunal da Comarca de Vila Nova de Ourém, e após o interesse na sua conservação manifestado pela Direcção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Numa nota divulgada no seu ‘site’, o Tribunal destacou que esta entrega assinala “o cariz único e a relevância histórica, no contexto nacional, do referido processo judicial e o interesse público na sua preservação”.

Para assinalar os 40 anos do processo-crime do atentado contra o Papa, a Comarca de Santarém realizou a exposição “40 anos do processo-crime do atentado de 12 de Maio de 1982 contra o Papa João Paulo II”, no Paço dos Condes, em Ourém, com informação jurídica, histórica e sociológica sobre a viagem de João Paulo II a Portugal, onde foi vítima de um atentado.

Além do processo judicial, a exposição exibiu até ao final de Janeiro deste ano painéis expositivos, filmes documentais, elementos fotográficos e jornalísticos e inclusive a arma do crime, cedida para a exposição pelo museu da Polícia Judiciária.

O padre Juan Krohn tentou assassinar, com um sabre, João Paulo II em 12 de Maio de 1982, quando o Papa se deslocou a Fátima para agradecer ter sobrevivido a um outro atentado falhado, em 13 de Maio do ano anterior, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Krohn foi detido no dia da tentativa de atentado e o seu julgamento foi o primeiro em Portugal a decorrer sob pressão mediática, no então Tribunal de Ourém, entre 20 de Outubro de 1982 e 02 de Maio de 1983.

O homem foi condenado a seis anos e seis meses de prisão por homicídio qualificado na forma tentada e detenção e uso de arma proibida, e ainda por injúrias ao tribunal, culminando numa pena única de sete anos e 90 dias de prisão.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…