Foto: Município da Chamusca

Parceria entre o programa e o concelho iniciou-se em 2017, tendo sido abrangidos 87 agregados familiares e dispensadas mais de 20 mil embalagens de medicamentos, desde então.

Garantir que todas as pessoas tenham acesso aos medicamentos de que necessitam, independente da sua situação económica. É este o objetivo do programa ‘Abem: Rede Solidária do Medicamento’, promovido pela Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, resultante da parceria entre a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

O programa estabeleceu uma pareceria com o Município da Chamusca desde 2017 e que tem “permitido apoiar munícipes em situação de vulnerabilidade, através da comparticipação na aquisição de medicamentos prescritos e comparticipados pelo Estado Português”, lê-se no comunicado de imprensa do município.

Até 30 de Junho de 2025, foram atribuídos 172 ‘cartões Abem’, abrangendo 87 agregados familiares. No total, foram dispensadas 20.847 embalagens de medicamentos. Ainda segundo o comunicado, no primeiro semestre de 2025, 36 pessoas, pertencentes a 19 famílias, “encontravam-se ativamente integradas no programa”.

O ‘Cartão Abem’ garante aos benificiários o acesso direto aos medicamentos prescritos, em farmácias aderentes, sem necessidade de reembolsos ou procedimentos adicionais. De acordo com o município, existem 6 farmácias no concelho da Chamusca integradas nesta rede.

As candidaturas ao programa devem ser efetuadas junto do Atendimento Integrado + do Município da Chamusca, entidade parceira na referenciação de agregados familiares elegíveis, para os números 800 100 116 ou 249 769 608.  

Leia também...

Falta de médicos resolvida em dois anos na região de Lisboa e Vale do Tejo

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) garante que, dentro de dois anos, a falta de médicos…

Lar da Misericórdia de Benavente com 34 infectados entre utentes e funcionários

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Benavente tem 29 utentes e cinco funcionários infectados com o vírus SARS-CoV-2, estando os idosos em…

Hospitais do Médio Tejo alteram horário de visitas

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, decidiu reforçar a segurança para a realização de visitas a doentes com a…

Alcanena rejeita transferência da urgência pediátrica para Abrantes

A Câmara e a Assembleia Municipal de Alcanena aprovaram por unanimidade uma moção contra a proposta “Rede de Referenciação Hospitalar – Pediatria”, que prevê…