Parceria entre o programa e o concelho iniciou-se em 2017, tendo sido abrangidos 87 agregados familiares e dispensadas mais de 20 mil embalagens de medicamentos, desde então.
Garantir que todas as pessoas tenham acesso aos medicamentos de que necessitam, independente da sua situação económica. É este o objetivo do programa ‘Abem: Rede Solidária do Medicamento’, promovido pela Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, resultante da parceria entre a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
O programa estabeleceu uma pareceria com o Município da Chamusca desde 2017 e que tem “permitido apoiar munícipes em situação de vulnerabilidade, através da comparticipação na aquisição de medicamentos prescritos e comparticipados pelo Estado Português”, lê-se no comunicado de imprensa do município.
Até 30 de Junho de 2025, foram atribuídos 172 ‘cartões Abem’, abrangendo 87 agregados familiares. No total, foram dispensadas 20.847 embalagens de medicamentos. Ainda segundo o comunicado, no primeiro semestre de 2025, 36 pessoas, pertencentes a 19 famílias, “encontravam-se ativamente integradas no programa”.
O ‘Cartão Abem’ garante aos benificiários o acesso direto aos medicamentos prescritos, em farmácias aderentes, sem necessidade de reembolsos ou procedimentos adicionais. De acordo com o município, existem 6 farmácias no concelho da Chamusca integradas nesta rede.
As candidaturas ao programa devem ser efetuadas junto do Atendimento Integrado + do Município da Chamusca, entidade parceira na referenciação de agregados familiares elegíveis, para os números 800 100 116 ou 249 769 608.