A abstenção nas eleições autárquicas de hoje situou-se entre 45% e 50%%, de acordo com projecções divulgadas pela RTP e pela SIC.

Segundo a sondagem divulgada pela RTP às 20:00 horas de Lisboa (19:00 nos Açores), desenvolvida pela Universidade Católica, a taxa de abstenção ficará entre os 45% e os 50% – um dos valores mais altos de sempre, podendo superar o máximo atingido há oito anos.

A projecção divulgada pela TVI aponta para o mesmo intervalo de valores, assim como a sondagem feita pela Metris GfK, pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) e pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) para a SIC e o Expresso.

Nas últimas eleições autárquicas, realizadas em 01 de Outubro de 2017, a abstenção foi de 45,03% – a segunda percentagem mais alta em eleições locais.

O recorde foi atingido nas autárquicas de 2013, nas quais se registou uma abstenção de 47,40%.

Leia também...

Três jovens de Santarém dão as mãos em nome de uma maior participação nas eleições autárquicas

Três jovens de Santarém decidiram ‘descodificar’ a linguagem dos candidatos à presidência da capital de distrito.

“Não peço votos. Peço confiança”

Ricardo Gonçalves, PSD.

Autárquicas 2021: José João Pedro reeleito na Póvoa da Isenta

O candidato do PSD, José João Pedro, venceu a eleição da Assembleia de Freguesia da Póvoa da Isenta com 43,03% (210 votos), ficando com…

Ricardo Gonçalves espera oposição disposta a trabalhar “em prol” de Santarém

O presidente reeleito à Câmara de Santarém considerou “natural algum descontentamento” dos escalabitanos, após mandatos “difíceis”, e disse esperar encontrar na oposição, com a…