O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou esta sexta-feira, dia 28 de Junho, o seu projecto de Hospitalização Domiciliária, conforme o compromisso que assumiu com o Ministério da Saúde.

O projecto do HDS inicia com quatro médicos e seis enfermeiros, que inicialmente vão assegurar cuidados a três doentes, mas cujo objectivo será alargar a curto prazo para 6 camas.

A hospitalização domiciliária, enquanto modelo de prestação de cuidados em casa, afigura-se como uma alternativa ao internamento convencional, proporcionando assistência contínua e coordenada aos cidadãos que, requerendo admissão hospitalar para internamento, cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitem a sua hospitalização no domicílio, sob a responsabilidade dos profissionais de saúde que constituam uma Unidade de Hospitalização Domiciliária, com a concordância do cidadão e da família.

Genericamente, a hospitalização domiciliária servirá como uma alternativa ao internamento convencional, mas com assistência contínua, que permite reduzir complicações e infecções hospitalares, além de permitir gerir melhor as camas disponíveis para o tratamento de doentes agudos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Leia também...

Centro Hospitalar do Médio Tejo retoma actividade progressivamente

No âmbito da nova fase da pandemia pelo SARS-CoV2, depois de declarado o estado de calamidade, o Centro Hospitalar do Médio Tejo iniciou, no…

Hospital Distrital de Santarém prepara-se para retomar a actividade assistencial regular

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai começar, gradualmente, a retomar a actividade regular. A decisão da Administração do hospital ocorre numa altura em…

Lisboa e Vale do Tejo com 8 urgências de pediatria abertas 24 horas no verão

Oito das 14 urgências de pediatria da região de Lisboa vão estar abertas 24 horas no Verão, entre julho e setembro, três vão encerrar…

ACES Médio Tejo precisa de 31 médicos de família para servir 24% da população

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo tem atualmente 24% da população sem médico de família atribuído, cerca de 55 mil…