O auditório principal da Estação Zootécnica Nacional, na Fonte Boa, está a acolher esta quinta-feira, 26 de Junho, o seminário “Desafios da Intervenção Social no Acolhimento e Integração da População Migrante e de Asilo”. Na parte da manhã, foi apresentado o Projecto FICA – Frente para a Integração das Comunidades Apoiadas.

Promovido pelo Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, o Projecto FICA foi descrito como uma resposta concreta aos desafios da integração, centrada na articulação de recursos locais e na construção de soluções partilhadas entre instituições públicas, IPSS, autarquias e sociedade civil. A iniciativa arrancou em Novembro de 2024 e já permitiu integrar 170 pessoas em contextos de formação, trabalho e habitação.

A directora do Centro Distrital de Santarém, Paula Carloto, sublinhou que o projecto nasceu de uma “inquietação no terreno”, fruto do contacto directo com situações de exclusão social e vulnerabilidade. “Falamos de pessoas com vidas suspensas, com trajectórias interrompidas, que procuram promessas. E este projecto é uma resposta partilhada e articulada entre todos”, afirmou, frisando que o sucesso do FICA “não se mede em relatórios, mas nos olhos de quem agradece por uma oportunidade”.

Também presente na sessão, Telmo Antunes, vice-presidente do Instituto da Segurança Social, elogiou a abordagem do projecto, afirmando que o FICA constitui “uma resposta inovadora e colaborativa aos desafios que se colocam à integração plena dos cidadãos requerentes e beneficiários de protecção internacional”. Sublinhou ainda a importância da convergência entre entidades locais, nacionais e europeias no acolhimento digno e eficaz destas populações.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, reiterou o apoio da autarquia ao projecto desde a primeira hora, afirmando tratar-se de “uma iniciativa diferenciadora, com capacidade de mobilizar as IPSS e de encontrar soluções práticas para melhorar a vida de quem mais precisa”. O autarca garantiu que o município está disponível para reforçar o apoio à mobilidade e ao acesso a bens essenciais a estes cidadãos, considerando o FICA um “exemplo que deve ser replicado no país”.

*Notícia desenvolvida na edição impressa de 04 de Junho

Leia também...

Santarém assinala 77º aniversário de nascimento de Salgueiro Maia

A Câmara de Santarém e a Associação Salgueiro Maia (ASM) assinalaram esta…

Paraquedista ferido com gravidade em queda

Na zona de Martinchel, no concelho de Abrantes.

Santarém acolhe jornada dedicada ao Gótico Português no âmbito do centenário de Vergílio Correia

No próximo dia 28 de Setembro , Santarém será palco de uma…

Gonçalo Sousa não quis ver o fim da Banda Filarmónica Ereirense e aos 23 anos assumiu a direcção

Gonçalo Sousa é o mais recente presidente da Sociedade Filarmónica Ereirense, na…