Os proprietários de armas de fogo tem de apresentar até hoje junto da PSP o comprovativo da existência ou da encomenda do cofre para guardar as armas, indicou hoje aquela força de segurança.

A lei das armas, que entrou em vigor há um ano, determinou a obrigatoriedade de se adquirir um cofre ou um armário não portátil a partir a aquisição da primeira arma de fogo e estabeleceu que os proprietários devem apresentar, até ao final do dia de hoje, os comprovativos da sua existência.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Público refere que o comprovativo deverá ser apresentado através da plataforma eletrónica Seroline, disponibilizada pela PSP da sua página da internet (www.psp.pt).

A PSP avança que informações prestadas por diferentes operadores económicos dão conta de eventuais dificuldades associadas à disponibilização comercial de cofres devido à pandemia de covid-19, o que poderá condicionar a apresentação do comprovativo da sua existência no prazo determinado na lei.

Neste sentido, a PSP recomenda aos proprietários das armas de fogo que façam chegar a esta força de segurança os comprovativos de encomenda, a fatura de compra e a declaração, emitida pelo comerciante, que certifique a impossibilidade de entrega imediata do cofre à data da encomenda ou da data formal de aquisição.

A PSP refere ainda que os detentores de armas podem depositá-las num armeiro, devendo, neste caso, remeter a esta polícia o comprovativo do depósito, também pela plataforma eletrónica Seronline.

Leia também...

Moradores do Bairro de S. Bento agradecem esforço dos profissionais da recolha de resíduos

Os profissionais de recolha de resíduos sólidos urbanos de Santarém foram surpreendidos na manhã deste sábado, 21 de Março, pelos moradores do Bairro de…

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprova Orçamento de 12,47 milhões de euros para 2019

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou por maioria o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para o ano…

GNR apreende a maior plantação de canábis do País e uma das maiores da Europa em Almeirim

A GNR apreendeu cerca de 23 mil pés de canábis na segunda-feira, 14 de Setembro, no concelho de Almeirim, no âmbito de uma investigação…

GNR desmantela destilaria ilegal e apreende dois mil litros de bebidas alcoólicas

A Unidade de Ação Fiscal identificou um homem de 65 anos pela prática do crime de introdução fraudulenta no consumo, e apreendeu cerca de…