Imagem ilustrativa

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu recomendações para as próximas 48 horas devido às previsões de chuva forte e vento até ao final de sexta-feira em todo o território de Portugal continental.

Em comunicado, a ANEPC explica que as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para hoje e sexta-feira apontam para precipitação forte em todo o continente, com a possibilidade de trovoada no interior, e vento moderado a forte.

Face às previsões, a Proteção Civil admite a possibilidade de inundações em “locais historicamente vulneráveis” e em estruturas urbanas subterrâneas, e de cheias rápidas em meio urbano.

É ainda avançada a possibilidade de acidentes na orla costeira, queda de ramos ou árvores devido ao vento forte e a eventual formação de lençóis de água nas estradas.

A ANEPC recomenda que se evite a prática de actividades relacionadas com o mar e a circulação junto à orla costeira e zonas ribeirinhas e especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.

No caso de cheias ou inundações, as zonas inundadas não devem ser atravessadas, por pessoas ou viaturas.

Para os condutores, é recomendada uma condução defensiva, “reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

A Proteção Civil recomenda ainda que se garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e a adequada fixação de estruturas soltas.

Leia também...

Natal com descida de temperaturas no distrito de Santarém

As previsões meteorológicas apontam para um Natal sem chuva e com uma descida da temperatura no distrito de Santarém, “em especial a mínima”. Segundo informação…

Apanhado sem carta de condução detido para cumprir 4 meses de prisão

A PSP de Santarém deteve um homem de 23 anos na quarta-feira, 21 de Agosto, por condução sem habilitação legal. Na sequência da operação…

“Queremos ser um parceiro e não uma força de bloqueio”

A propósito do primeiro ano de mandato como vereadora na Câmara de Santarém, o Correio do Ribatejo esteve à conversa com Cristina Casanova Martins.…

Freira de Fátima morre vítima de hemorragia cerebral durante missa

Marta Mendes, irmã na Congregação da Aliança de Santa Maria, morreu no passado domingo, 17 de Maio, na sequência de uma hemorragia cerebral ocorrida…