A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai realizar na quinta-feira, 5 de Novembro, o exercício “A Terra Treme” de sensibilização para o risco sísmico, que passa pela prática de três gestos simples: baixar, proteger e aguardar.
É o oitavo ano que a ANEPC promove este exercício, que se realiza na data em que se assinala o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, em 5 de Novembro, pelas 11h05.
Em comunicado, a ANEPC refere que o objectivo do exercício é que as pessoas saibam como agir antes, durante e depois de um sismo, “sensibilizando o cidadão para o facto de viver uma sociedade de risco e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.
E são três os gestos que as pessoas são desafiadas a praticar durante um minuto de exercício: baixar, proteger e aguardar, gestos que segundo a ANEPC “podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.
O exercício “A Terra Treme” é todos os anos organizado em parceria com o Ministério da Educação, mas além da população em idade escolar a ANEPC quer alargar sucessivamente a reflexão e o debate em torno do tema e a participação de outros sectores da sociedade civil.
Embora o exercício tenha expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, promove um evento principal na Escola Básica da Ericeira, em Mafra, com um formato mais reduzido que o habitual, devido à pandemia da covid-19.
A Proteção Civil salienta ainda que “a realização dos três gestos que compõem este exercício pode ser concretizada em qualquer contexto, sem colocar em causa as medidas de saúde pública associadas à covid-19”.