A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai realizar na quinta-feira, 5 de Novembro, o exercício “A Terra Treme” de sensibilização para o risco sísmico, que passa pela prática de três gestos simples: baixar, proteger e aguardar.

É o oitavo ano que a ANEPC promove este exercício, que se realiza na data em que se assinala o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, em 5 de Novembro, pelas 11h05.

Em comunicado, a ANEPC refere que o objectivo do exercício é que as pessoas saibam como agir antes, durante e depois de um sismo, “sensibilizando o cidadão para o facto de viver uma sociedade de risco e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

E são três os gestos que as pessoas são desafiadas a praticar durante um minuto de exercício: baixar, proteger e aguardar, gestos que segundo a ANEPC “podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.

O exercício “A Terra Treme” é todos os anos organizado em parceria com o Ministério da Educação, mas além da população em idade escolar a ANEPC quer alargar sucessivamente a reflexão e o debate em torno do tema e a participação de outros sectores da sociedade civil.

Embora o exercício tenha expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, promove um evento principal na Escola Básica da Ericeira, em Mafra, com um formato mais reduzido que o habitual, devido à pandemia da covid-19.

A Proteção Civil salienta ainda que “a realização dos três gestos que compõem este exercício pode ser concretizada em qualquer contexto, sem colocar em causa as medidas de saúde pública associadas à covid-19”.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…