Foto ilustrativa

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu na segunda-feira, 25 de Março, um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural, devido à manutenção de temperaturas acima do habitual para a época e “acentuado aumento da intensidade do vento”.

A ANPC avisa que o cenário meteorológico ”traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio entre segunda e quarta-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios em todo o território continental”, com níveis de risco “Elevado” e “muito Elevado”.

A partir de previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANPC alerta para uma humidade relativa do ar inferior a 30% na generalidade do continente, sendo inferior a 20% na região interior sul durante a tarde, verificando-se “uma fraca recuperação da humidade durante a noite”.

A temperatura máxima está acima dos valores normais para a época do ano, com valores entre 25ºC e 28ºC na regiões centro.

A partir da noite de segunda-feira, estava previsto igualmente um aumento da velocidade do vento, do quadrante de leste, com rajadas até 40 km/h..

Face a estas previsões, a ANPC lembra que a queima de matos cortados e amontoados e de qualquer tipo de sobrantes de exploração está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

“A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros”.

Leia também...

Challenger NERSANT realiza-se este ano em Mação

Evento empresarial outdoor acontece dias 17 e 18 de maio O Challenger NERSANT, prova de desporto aventura realizada anualmente pela NERSANT – Associação Empresarial…

José Freitas: “É a paixão, a persistência e a criatividade de cada um que faz uma boa foto”

José Freitas faz da fotografia a ocupação dos seus tempos livres. Fá-lo por paixão, como meio de divulgar a natureza e contribuir para a…

Tomar mantém orçamento na ordem dos 33 milhões de euros em 2019

A Câmara de Tomar vai contar em 2019 com um orçamento de 33,9 milhões de euros, semelhante ao que vigorou no presente ano (mais…

Santarém Educa reúne 350 professores do Concelho no Convento de São Francisco

A Acção de Formação de curta duração “Santarém Educa 2019/20 – Confraternização dos Professores do Concelho”, teve lugar esta quinta-feira, dia 5, entre as…