Os agricultores do Ribatejo e Oeste que ontem se concentraram em protesto na ponte da Chamusca, no distrito de Santarém, começaram a desmobilizar cerca das 20:00 horas.

“A concentração terminou cerca das 20:15, depois de dos dois lados das pontes [uma no concelho da Chamusca e outra no concelho da Golegã], os agricultores começarem a retirar os tratores e a desmobilizar o protesto”, disse à Lusa um dos agricultores, António Falcão.

O agricultor, do Tramagal, afirmou desconhecer ainda “o resultado da reunião que estava agendada” com a ministra da Agricultura, mas “face às informações que foram divulgadas por alguns organismos, os agricultores [do Ribatejo e Oeste] decidiram desmobilizar e ver o que vai acontecer nos próximos dias”.

O protesto no Ribatejo e Oeste mobilizou cerca de 800 agricultores e mais de 100 tratores que desde as 06:00 concentraram-se na ponte da Chamusca, que liga este concelho ao da Golegã.

Os agricultores tentaram, cerca das 14:00, cortar um dos acessos à autoestrada 23, mas acabaram por fazer uma arruada no local, tendo depois regressado à ponta da Chamusca, onde se mantiveram durante o resto do dia, condicionando a circulação naquela via.

O protesto, uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores, aconteceu um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

O pacote abrange entre outras, medidas à produção, no valor de 200 milhões de euros, assegurando a cobertura das quebras de produção e a criação de uma linha de crédito de 50 milhões de euros, com taxa de juro zero.

Segundo um comunicado divulgado na quarta-feira pelo movimento, os agricultores reclamam o direito à alimentação adequada, condições justas e a valorização da atividade.

Leia também...

Doentes internados no HDS com visitas de terça a domingo

Entre as 14h00 e as 19h00.

Incêndio em fábrica de paletes combatido por dezenas de bombeiros em Tomar

 Um incêndio deflagrou hoje numa fábrica de paletes em Tomar, no distrito de Santarém, e está a ser combatido por 65 operacionais apoiados por…

Quarta edição do programa Tourism UP arranca em Coruche

O Jardim 25 de Abril, em Coruche, vai receber, no dia 6 de Junho, a sessão de lançamento da quarta edição do Tourism UP.…

Homem detido por violência doméstica em Salvaterra de Magos

Um homem de 36 anos foi detido pelo crime de violência doméstica no concelho de Salvaterra de Magos, na terça-feira, sendo sujeito a pulseira…