VÍDEO | ‘Quando eu era pequenino’ é o tema do Carnaval de 2020 em Santarém

‘Quando eu era pequenino’ é o tema do Carnaval de 2020, que se volta a realizar entre os dias 21 e 25 de Fevereiro, na cidade de Santarém. O Carnaval das Escolas, o Baile Inter-institucional, o Carnaval das Famílias e o Corso Carnavalesco, no Jardim de São Bento, são as actividades agendadas para esta edição.

O tema deste ano quer trazer ao desfile as recordações de antigamente, com os foliões e carros alegóricos a fazerem retrospectiva desses tempos.

O corso carnavalesco nocturno, que acontecia na noite de sábado, não se realiza em 2020 devido às dificuldades reveladas pelas associações em trazer os grupos para a cidade, por existirem várias outras iniciativas carnavalescas nas localidades.

O Carnaval em Santarém começa na sexta-feira, 21 de Fevereiro, com o desfile das escolas onde a organização estima a presença de mais de 1500 crianças de 20 escolas do concelho. O desfile tem concentração e partida marcada pelas 10h00, no Jardim da Liberdade, passando depois pelas ruas do Centro Histórico de Santarém. Os idosos reúnem-se pelas 14h30, do mesmo dia, na Casa do Campino, para o Baile Inter-institucional recheado de actividades para os seniores do concelho.

No sábado, 22 de Fevereiro, realiza-se o Carnaval das Famílias, no Jardim de São Bento, onde vão ser preparadas actividades circenses, pinturas faciais, insufláveis, entre outras.

O grande destaque vai para a realização do Corso de Carnaval pelas 15h30, de terça-feira, 25 de Fevereiro, que conta este ano com um número recorde de associações participantes. A organização espera contar com a presença de 15 carros alegóricos e respectivos foliões das associações de várias freguesias do concelho. Participam a Associação de Dança Desportiva de Tremês, Centro Cultural Recreativo Arneirense, Grupo Académico de Danças Ribatejanas, APPACDM, Centro Social e Paroquial de Santa Margarida de Abrã, Centro de Convívio, Cultura e Desporto Abitureiras, Atlético Clube de Pernes, Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira, Associação Desportiva “O Cruz de Cristo” da Póvoa da Isenta, Associação Cultural e Recreativa de Alqueidão do Rei, Time 4 Satisfaction, Bombeiros Voluntários de Santarém, Grupo Cultural e Etnográfico de Alcanhões, Música Nova e Sociedade Recreativa Operária.

Para os três melhores grupos estão destinados prémios no valor de 1000, 700 e 400 euros. O grupo mais folião do corso também será premiado com 600 euros.

Os reis do Corso de Carnaval vão ser eleitos pelos foliões do Arneiro das Milhariças, que em 2019 venceram o desfile.

A Câmara de Santarém decidiu atribuir um apoio de 750 euros aos participantes com carro alegórico e com pelo menos 10 participantes e 150 euros a grupo de mais de 20 foliões, sem carro alegórico. O apoio estende-se às escolas do concelho que participem no Desfile das Escolas com o Município a atribuir 4,5 euros por criança, sendo que irá atribuir 1,5 euros a alunos que participem em actividades nas escolas das freguesias.

O Município de Santarém vai investir cerca de 35 mil euros na realização das actividades de Carnaval no concelho.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS