Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Quatro serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia e uma Pediátrica vão estar encerradas no fim de semana, segundo a informação publicada hoje no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com as Escalas de Urgência do SNS, consultadas pela Lusa às 12:00, vão estar encerrados no sábado os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital Distrital de Santarém, do Hospital Santo André, em Leiria, e do Hospital de Vila Franca de Xira.

À exceção do Hospital de Vila Franca de Xira, mantêm-se encerrados no domingo os serviços de urgência destas especialidades nas outras três instituições, a que se junta as do Hospital de Abrantes.

A urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, está encerrada no fim de semana, e a do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) está reservada às urgências internas e aos casos referenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entre as 00:00 e as 08:00 e as 20:00 e as 24:00.

No fim de semana vão estão abertas 146 urgências em Portugal continental, indicam os dados, segundo os quais vão estar a funcionar 14 urgências de Ginecologia e Obstetrícia no sábado e 15 no domingo que estão integradas no projeto-piloto que obriga as utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem ao hospital.

Hoje estão fechados o serviço de urgência de obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém e o serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta.

Esta informação é extraída do Sistema de Dados Mestres e atualizada, permanentemente, pelas unidades de saúde.

As autoridades de saúde apelam aos utentes para ligar sempre para a Linha SNS 24 antes de se deslocarem a um serviço de urgência.

Leia também...

Sobe para 93 número de infectados no surto na Misericórdia de Mação

O número de pessoas infetadas na Santa Casa da Misericórdia de Mação subiu hoje de 85 para 93, entre utentes e funcionários, situação que…

Variante Ómicron é responsável por 98% dos casos de Covid-19 no Médio Tejo

A variante Ómicron é responsável por 98 por cento dos casos positivos de infecção por covid-19 detectados na primeira semana do ano pelo laboratório…

Doentes do Hospital de Santarém com tratamentos de proximidade nos centros de saúde da Lezíria

O Hospital de Santarém e o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria assinaram esta segunda-feira, 24 de Junho, três protocolos no âmbito da…

Hospitais do Médio Tejo aumentam capacidade de internamento

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) activou uma nova fase do Plano de Contingência da pandemia covid-19, com transferência de serviços e instalação…