A 8.ª edição da Residência Artística de Santarém (RAS#8), realizar-se-á de 6 a 13 de Setembro em Santarém, subordinada ao tema “Raízes e Novos Horizontes”.

Durante uma semana, jovens trabalharão sob o mesmo tema, em conjunto ou individualmente, tendo como objectivo experimentar e desenvolver abordagens diversas, um workshop orientado por artistas convidados, pintura de mural no Pátio do Centro Cultural Regional de Santarém, promotor da iniciativa e uma exposição colectiva dos trabalhos produzidos no Fórum Actor Mário Viegas que decorrerá de 13 de Setembro a 3 de Outubro.

As inscrições, gratuitas, estão disponíveis nas redes sociais do CCRS e do RAS#8, ou pelo mail producao@ccrsantarem.org.

João Maria Ferreira, um dos responsáveis pela Residência Artística de Santarém (RAS) e também artista plástico, em entrevista recente ao Correio do Ribatejo diz acreditar que a liberdade criativa e a partilha de ideias entre jovens artistas têm sido a força motriz desta iniciativa, que chega agora à oitava edição. 

“Embora na sua essência a matriz da residência se mantenha, temos a convicção desde início que o facto de a cada ano existir um tema novo e artistas novos são sempre duas novidades que tornam cada RAS único”, salienta. 

“Este ano iremos manter a realização de um ou mais workshops, mas ao contrário de edições anteriores, tentaremos que estes sejam ainda mais apelativos à comunidade, incentivando a sua participação”, salienta. “Também na inauguração da exposição final dos trabalhos poderemos vir a ter uma ou mais surpresas, e por isso, apelo a que sigam as redes sociais da RAS e do Centro Cultural. É fundamental que, para a manutenção deste evento, o público se envolva, é um contributo muito importante para jovens que querem ser artistas e mostrar o seu trabalho”, frisa. 

“O objectivo primordial sempre foi dar espaço e liberdade a que jovens artistas, ou aspirantes a tal, possam, durante um determinado período de tempo, explorar, partilhar, criar, a seu bel prazer. Um refúgio sem restrições e totalmente aberto na cidade de Santarém”, prossegue. 

Sobre o tema escolhido – “Raízes e Novos Horizontes”, – João Maria refere que “as leituras da importância da História, do passado, que são feitas pelas gerações mais novas, têm vindo a sofrer tremendas alterações relativamente a uma certa norma que até à algum tempo era consensual. Pode por isso ser interessante tentar perceber de que forma é que essas novas leituras e abordagens das nossas “raízes” podem influenciar os artistas residentes, na sua maioria muito jovens, quando questionados sobre o futuro”, afirma.

O RAS#8 tem-se sedimentado enquanto espaço de experimentação criativa em Santarém, pretendendo este ano aproximar mais os participantes à comunidade, enriquecendo a Cidade com as intervenções dos jovens artistas. 

O RAS#8 conta com o apoio da CCDRLVT+.

Leia também...

Festival de Estátuas Humanas invade Santarém já a partir de amanhã

Santarém prepara-se para receber novamente um evento que tem atraído anualmente milhares de visitantes ao centro histórico da cidade. As ruas vão ser literalmente…

Câmara de Santarém aprova moção pela reabertura da actividade taurina

O executivo municipal da Câmara de Santarém aprovou, por unanimidade, no passado dia 6 de Julho, uma moção de reabertura da actividade taurina onde…

Orquestra Filarmónica Portuguesa dá concerto solidário de Ano Novo no CNEMA

O grande auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, recebe no próximo dia 4 de Janeiro, pelas 17h00, o…

Pedro Barreiro é o novo director artístico do Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo

O encenador e programador Pedro Barreiro vai ser o próximo diretor artístico da estrutura cultural O Espaço do Tempo, de Montemor-o-Novo, no distrito de…