A 8.ª edição da Residência Artística de Santarém (RAS#8), realizar-se-á de 6 a 13 de Setembro em Santarém, subordinada ao tema “Raízes e Novos Horizontes”.
Durante uma semana, jovens trabalharão sob o mesmo tema, em conjunto ou individualmente, tendo como objectivo experimentar e desenvolver abordagens diversas, um workshop orientado por artistas convidados, pintura de mural no Pátio do Centro Cultural Regional de Santarém, promotor da iniciativa e uma exposição colectiva dos trabalhos produzidos no Fórum Actor Mário Viegas que decorrerá de 13 de Setembro a 3 de Outubro.
As inscrições, gratuitas, estão disponíveis nas redes sociais do CCRS e do RAS#8, ou pelo mail producao@ccrsantarem.org.
João Maria Ferreira, um dos responsáveis pela Residência Artística de Santarém (RAS) e também artista plástico, em entrevista recente ao Correio do Ribatejo diz acreditar que a liberdade criativa e a partilha de ideias entre jovens artistas têm sido a força motriz desta iniciativa, que chega agora à oitava edição.
“Embora na sua essência a matriz da residência se mantenha, temos a convicção desde início que o facto de a cada ano existir um tema novo e artistas novos são sempre duas novidades que tornam cada RAS único”, salienta.
“Este ano iremos manter a realização de um ou mais workshops, mas ao contrário de edições anteriores, tentaremos que estes sejam ainda mais apelativos à comunidade, incentivando a sua participação”, salienta. “Também na inauguração da exposição final dos trabalhos poderemos vir a ter uma ou mais surpresas, e por isso, apelo a que sigam as redes sociais da RAS e do Centro Cultural. É fundamental que, para a manutenção deste evento, o público se envolva, é um contributo muito importante para jovens que querem ser artistas e mostrar o seu trabalho”, frisa.
“O objectivo primordial sempre foi dar espaço e liberdade a que jovens artistas, ou aspirantes a tal, possam, durante um determinado período de tempo, explorar, partilhar, criar, a seu bel prazer. Um refúgio sem restrições e totalmente aberto na cidade de Santarém”, prossegue.
Sobre o tema escolhido – “Raízes e Novos Horizontes”, – João Maria refere que “as leituras da importância da História, do passado, que são feitas pelas gerações mais novas, têm vindo a sofrer tremendas alterações relativamente a uma certa norma que até à algum tempo era consensual. Pode por isso ser interessante tentar perceber de que forma é que essas novas leituras e abordagens das nossas “raízes” podem influenciar os artistas residentes, na sua maioria muito jovens, quando questionados sobre o futuro”, afirma.
O RAS#8 tem-se sedimentado enquanto espaço de experimentação criativa em Santarém, pretendendo este ano aproximar mais os participantes à comunidade, enriquecendo a Cidade com as intervenções dos jovens artistas.
O RAS#8 conta com o apoio da CCDRLVT+.