O Conselho Técnico da Federação do Folclore Português da Região do Alto Ribatejo e o Município de Tomar levam a efeito em Tomar, a recriação de uma romaria de 1900, no domingo, dia 27 de Maio, dia em que se assinala o Dia Nacional do Folclore Português.

O evento inicia-se pelas 9h45 com a saída dos romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria, a Praça da República, onde haverá produtos tradicionais a partir das 10h00. Às 11h30 os romeiros participam na Missa que terá lugar na Igreja de São João Baptista. A partir das 12h30 será recriado o comer do farnel.

A procissão tem início pelas 14h00 com o seguinte percurso: Praça da República, Rua Serpa Pinto, Avenida Marquês de Tomar, Rua Silva Magalhães e Praça da República. No final da procissão serão benzidas as fogaças. A partir da 15h00 haverá leilão das fogaças, jogos tradicionais (com a colaboração do Calma – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção), tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio e bailarico.

Participam nesta recriação os ranchos folclóricos do concelho de Tomar, ranchos folclóricos da região do Alto Ribatejo, o Grupo de Gaiteiros dos Brasões e a Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

O evento tem o apoio da Federação do Folclore Português, do Município de Tomar, da Paróquia de São João Baptista e da União de Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais.

A organização pede aos moradores das ruas do percurso da procissão que coloquem colchas nas janelas ou sacadas e convida a população a estar presente para conhecer ou relembrar as vivências do passado, na comemoração do Dia Nacional do Folclore Português.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…