Recriação de uma romaria de 1900 em Tomar

O Conselho Técnico da Federação do Folclore Português da Região do Alto Ribatejo e o Município de Tomar levam a efeito em Tomar, a recriação de uma romaria de 1900, no domingo, dia 27 de Maio, dia em que se assinala o Dia Nacional do Folclore Português.

O evento inicia-se pelas 9h45 com a saída dos romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria, a Praça da República, onde haverá produtos tradicionais a partir das 10h00. Às 11h30 os romeiros participam na Missa que terá lugar na Igreja de São João Baptista. A partir das 12h30 será recriado o comer do farnel.

A procissão tem início pelas 14h00 com o seguinte percurso: Praça da República, Rua Serpa Pinto, Avenida Marquês de Tomar, Rua Silva Magalhães e Praça da República. No final da procissão serão benzidas as fogaças. A partir da 15h00 haverá leilão das fogaças, jogos tradicionais (com a colaboração do Calma – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção), tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio e bailarico.

Participam nesta recriação os ranchos folclóricos do concelho de Tomar, ranchos folclóricos da região do Alto Ribatejo, o Grupo de Gaiteiros dos Brasões e a Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

O evento tem o apoio da Federação do Folclore Português, do Município de Tomar, da Paróquia de São João Baptista e da União de Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais.

A organização pede aos moradores das ruas do percurso da procissão que coloquem colchas nas janelas ou sacadas e convida a população a estar presente para conhecer ou relembrar as vivências do passado, na comemoração do Dia Nacional do Folclore Português.

info, ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS