Santarém vai ser palco, no próximo dia 24, de uma recriação histórica “durante a qual figurantes, vestidos à época, vão entregar aos munícipes o decreto de elevação” a cidade, assinalando os 150 anos dessa efeméride.

O programa das comemorações da elevação dos 150 anos de Santarém a cidade começa com uma cerimónia oficial, com Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais, seguindo-se a recriação histórica da entrega do decreto do rei D. Luís I, assinado por Bernardo de Sá Nogueira (marquês de Sá da Bandeira), natural de Santarém, e pelo bispo de Viseu, afirma uma nota do município.

Segue-se uma visita à exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila, Pai da Cidade”, patente na Casa do Brasil até Março de 2019, mês em que será inaugurada (dia 19, feriado municipal) nova exposição, “Urbanidade- 150 anos de elevação de Santarém a cidade (de 1868 a 2018)”, em seis lugares públicos.

Leia também...

Populares apanham ladrão em assalto à mão armada

Um homem, com cerca de 20 anos de idade, foi detido pela GNR na quarta-feira, 29 de Janeiro, após ter sido imobilizado por populares…

Escola Básica da Portela das Padeiras abriu portas à comunidade após obras

A Escola Básica Nº 1 e Jardim de Infância da Portela das Padeiras recebeu ontem, dia 30 de Abril, ao final da tarde, a…

Novas espécies cavernícolas tornam Portugal referência na biodiversidade subterrânea

Portugal está na lista de ‘hotspots’ mundiais de biodiversidade subterrânea graças ao trabalho liderado pela investigadora Ana Sofia Reboleira, que permitiu descrever mais de…

Chamusca investe 225 mil euros em novo espaço lúdico e de lazer

O Município da Chamusca inaugurou no passado dia 24 de Fevereiro, um novo equipamento de lazer, o Bairro – Espaço Lúdico e de Lazer,…