Santarém vai ser palco, no próximo dia 24, de uma recriação histórica “durante a qual figurantes, vestidos à época, vão entregar aos munícipes o decreto de elevação” a cidade, assinalando os 150 anos dessa efeméride.

O programa das comemorações da elevação dos 150 anos de Santarém a cidade começa com uma cerimónia oficial, com Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais, seguindo-se a recriação histórica da entrega do decreto do rei D. Luís I, assinado por Bernardo de Sá Nogueira (marquês de Sá da Bandeira), natural de Santarém, e pelo bispo de Viseu, afirma uma nota do município.

Segue-se uma visita à exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila, Pai da Cidade”, patente na Casa do Brasil até Março de 2019, mês em que será inaugurada (dia 19, feriado municipal) nova exposição, “Urbanidade- 150 anos de elevação de Santarém a cidade (de 1868 a 2018)”, em seis lugares públicos.

Leia também...

Incêndio destrói edifício da primeira escola de aviação do país

Um incêndio deflagrou na quarta-feira à noite, 20 de Março, no edifício da primeira escola de aviação do país, em Vila Nova da Rainha,…

Idoso detido por violência doméstica contra a esposa e filha

Um homem de 71 anos de idade foi detido pela Guarda Nacional Republicana na sexta-feira, 27 de Dezembro, pelo crime de violência doméstica contra…

Antigo pastor acusado de abuso sexual de menor começou a ser julgado em Santarém

Um antigo pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Tomar começou a ser julgado esta quinta-feira, 2 de Maio, no Tribunal de Santarém…

Trabalhadores a recibos verdes com novas regras a partir de hoje

O novo regime contributivo dos recibos verdes, que reduz a taxa contributiva e passa a obrigar os trabalhadores independentes sem contabilidade organizada a entregarem…