Santarém vai ser palco, no próximo dia 24, de uma recriação histórica “durante a qual figurantes, vestidos à época, vão entregar aos munícipes o decreto de elevação” a cidade, assinalando os 150 anos dessa efeméride.

O programa das comemorações da elevação dos 150 anos de Santarém a cidade começa com uma cerimónia oficial, com Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais, seguindo-se a recriação histórica da entrega do decreto do rei D. Luís I, assinado por Bernardo de Sá Nogueira (marquês de Sá da Bandeira), natural de Santarém, e pelo bispo de Viseu, afirma uma nota do município.

Segue-se uma visita à exposição “Sá da Bandeira – Filho da Vila, Pai da Cidade”, patente na Casa do Brasil até Março de 2019, mês em que será inaugurada (dia 19, feriado municipal) nova exposição, “Urbanidade- 150 anos de elevação de Santarém a cidade (de 1868 a 2018)”, em seis lugares públicos.

Leia também...

CIMLT cria fundo de 270 mil euros para compra de ventiladores e material de protecção

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) decidiu, na reunião realizada no passado dia 26 de Março, criar um fundo de 270 mil…

VÍDEO | CAP pede gestão “acertada” das barragens para assegurar caudais do Tejo

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) apelou esta sexta-feira, em Almeirim, a uma “forte ligação” entre o sector agrícola e o…

“Guerrilha Urbana” tentou mudar forma de fazer teatro em Santarém

A intervenção, oficina e performance “Guerrilha Urbana” teve hoje, dia 23 de Fevereiro, a sua última performance, com os alunos de teatro EB Alexandre…

Acidente entre pesado e ligeiro na EN118 provoca um ferido

Um choque entre um veículo pesado de mercadorias e uma veículo ligeiro de passageiros provocou um ferido leve na tarde desta quarta-feira, 3 de…